Notícias

Diretor da InvestSP conhece o HIDS

O diretor da InvetSP, Gustavo Diniz Junqueira, juntamente com sua equipe visitaram a Unicamp na última quinta-feira, dia 29/7. O objetivo da visita foi conhecer as ações da Unicamp na área de inovação. Eles foram recebidos pelo reitor, professor Antônio José de Almeida Meirelles e pela coordenadora geral da Universidade, professora Maria Luiza Moretti.

A professora Ana Frattini, diretora da Inova, falou sobre os principais programas e iniciativas da Agência de Inovação da Unicamp, com destaque para as parcerias entre empresas e a Universidade e as empresas-filhas.

Crédito: João Marques, Gabinete do Reitor da Unicamp (Instagran)

 

O coordenador geral do HIDS, professor Mariano Laplane, apresentou o Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), destacando que se trata de um projeto complexo de longo prazo, com potencial de impactar toda a cidade de Campinas e o Estado de São Paulo. Ele falou ainda sobre a elaboração de um plano diretor para o território do Hub, estruturado a partir de seis componentes de planejamento. Na reunião, foram exploradas as sinergias existentes entre a proposição do HIDS e as atividades da InvestSP, sendo identificadas as oportunidades e os desafios para a economia do futuro alinhada ao desenvolvimento sustentável. O coordenador da componente Avaliação de Sustentabilidade, professor Marcelo Cunha, acompanhou a visita.

No período da tarde, a visita se estendeu ao complexo de laboratórios do CNPEM, com a recepção de seu diretor-geral Antônio José Roque da Silva e equipe. Foi apresentado o amplo espectro de atuação dos laboratórios na área de energia e materiais, com destaque à visita in loco ao Sírius – a nova fonte de luz sincrotron brasileira –, que permite fazer pesquisas e ensaios para conhecer a estrutura no nível molecular da matéria e, assim, permitir a pesquisa e o desenvolvimento em várias áreas do conhecimento.

 

A InvestSP ou Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade é uma organização social (OS) ligada à Secretaria de Fazenda e Planejamento e possui um contrato de gestão com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Sua missão é desenvolver o Estado de São Paulo por meio da promoção de investimentos, aumento das exportações, incentivo à inovação e melhoria do ambiente de negócios.

Com colaboração de Marcelo Cunha