Notícias

Aula aberta inaugura residência criada especialmente para o HIDS

Teve início hoje, com uma aula inaugural, a Especialização em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia Civil (AU/EC 2020-21) da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC Unicamp), na qual os estudantes desenvolverão um projeto para o HUB Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS).

Com duração de um ano e em regime de dedicação integral, o curso tem o objetivo de colocar em prática pesquisas científicas ligadas ao ambiente urbano dentro de uma perspectiva socioambiental, por meio de atividades teóricas e práticas, além de um Trabalho de Conclusão de Curso. A especialização foi idealizada por um grupo de professores da FEC. Além deles, há previsão de incluir no quadro de professores e palestrantes alunos de doutorado da FEC, professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas e profissionais da Prefeitura Municipal de Campinas.

A professora Gabriela Celani, uma das idealizadoras do curso, abriu a cerimônia agradecendo os esforços da DEPI (Diretoria Executiva de Planejamento Integrado), da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp para a criação deste programa e pela concessão de 10 bolsas de 12 meses para os participantes. “Tivemos 75 candidatos,de 14 estados diferentes, de oito cursos diferentes, e temos certeza que os 15 selecionados contribuirão muito para o desenvolvimento de propostas para o HIDS”, disse ela.

O reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, deu boas vindas aos ingressantes e destacou que a especialização é um dos primeiros cursos latu sensu da Unicamp. “Quero agradecer a toda equipe envolvida e a todos os alunos. O HIDS é um projeto ousado, com muitos atores envolvidos, o que nos coloca um desafio imenso”, disse. “Esse curso vai ajudar a construir algo de concreto para o HIDS e deixar um legado para que o projeto tenha continuidade”, completou.

O professor Alberto Luiz Francato, diretor da FEC , lembrou que o formato do curso é novo e que poderá inspirar outras iniciativas na Unicamp e fora dela. “Eu acredito que essa especialização vai colocar a FEC em outro patamar. Tudo indica que será uma grande oportunidade tanto para a nossa unidade, quanto para os estudantes e profissionais envolvidos”.  O coordenador da Pós-Graduação da FEC, professor Armando Lopes Moreno,  destacou que, com esse curso, oferecido de forma gratuita e ainda com algumas bolsas, a Unicamp cumpre sua missão enquanto instituição de educação pública e de excelência.

A arquiteta e coordenadora do plano diretor da Unicamp, Thalita Dalbelo, lembrou da importância de ter uma equipe interdisciplinar pensando em soluções para o HIDS. “Certamente isso vai conferir um olhar mais inovador para o projeto”, afirmou. O Plano Diretor da Unicamp servirá como um dos subsídios do planejamento do HIDS, assim como o Plano Diretor da cidade de Campinas. “Esperamos que esse curso seja um ambiente de trocas e de propostas de um planejamento que resulte em um ambiente urbano mais inovador, sustentável e inclusivo, palavras que resumem os objetivos do Plano Diretor da cidade de Campinas”, disse Maria Conceição Pires, arquiteta da Prefeitura de Campinas, que será uma das professoras da especialização.

O diretor da DEPI e coordenador do HIDS, professor Marco Aurelio Pinheiro Lima, fez uma apresentação sobre a proposta do HIDS para os alunos ingressantes na especialização, destacando que o planejamento que se espera para o território do HIDS, uma área com 11 milhões de metros quadrados, deve favorecer as sinergias entre as instituições que já existem lá e as que vão chegar. “Deve ser um lugar que favoreça parcerias e projetos em conjunto”, disse ele, ao explicar que o HIDS está sendo pensado como um complexo de laboratórios vivos para testes de tecnologias e de produtos, sempre com a premissa de ajudar a alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentavel. “O papel de vocês é ajudar esse ideal em realidade, tendo como desafio conciliar natureza e urbanismo. O meu pedido é: sejam ousados”, afirmou Lima.

Por Patricia Mariuzzo

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.