Comitiva de Campinas inicia missão na Coreia com reunião de estudos

A comitiva de Campinas que realiza visita à República da Coreia nesta semana iniciou a programação da missão oficial com uma atividade em grupo e palestra sobre a política de desenvolvimento urbano, nesta segunda-feira, dia 26 de setembro. Representantes da Prefeitura de Campinas, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas) foram recebidos por pesquisadores do Instituto de Pesquisa Coreano para Assentamentos Humanos (KRIHS/Korea Research Institute for Human Settlements).

Até a próxima sexta-feira, 30 de setembro, os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi, de Finanças, Aurílio Caiado, e de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat, participam das atividades na missão oficial. A viagem é totalmente custeada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), sem despesas para a Prefeitura, e faz parte do desenvolvimento do projeto urbano (masterplan) para a área do HUB Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) da Unicamp, que está sendo realizado pelo instituto coreano e financiado por um convênio com o BID.

Os trabalhos desta segunda-feira foram abertos pelo pesquisador senior do KRIHS, Se Hoon Park. A palestra “Urbanization and Urban Development Policies in Korea”, com o pesquisador Se Hoon Park, foi realizada no The Plaza Hotel, onde a comitiva está hospedada, e que fica localizado em frente ao Seoul City Hall, a prefeitura da capital coreana. Na segunda parte da programação do dia, equipe do KRIHS guiou o grupo campineiro em uma visita a alguns espaços públicos de Seul.

Além de conhecer as experiências coreanas na implantação e gestão de polos tecnológicos e cidades inovadoras, haverá oportunidade para apresentar o potencial de Campinas a empresários locais, durante encontro agendado para a próxima quarta-feira, dia 28 de setembro, na embaixada brasileira em Seul.

Também estão programadas viagens à cidade internacional Songdo, no próximo dia 27 e ao parque tecnológico de Pangyo Technovalley, dia 28. No dia 29, a comitiva irá à cidade de Sejong, onde conhecerá a estrutura administrativa e o projeto de desenvolvimento planejado para o local. No encerramento, dia 30, haverá uma apresentação do trabalho desenvolvido pelos grupos de estudo durante a semana.

PIDS – O instituto coreano que organiza a visita do grupo de Campinas realiza os estudos para implantação do HIDS, coordenado pela Unicamp, em uma área de 11 milhões de metros quadrados da universidade. O HIDS está inserido em uma região de 17 milhões de metros quadrados, no Distrito de Barão Geraldo, onde a Prefeitura estuda mudanças no zoneamento com diretrizes urbanísticas diferenciadas para implantação do Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS) de Campinas.

O PIDS de Campinas visa o desenvolvimento sustentável, a priorização dos pedestres, da mobilidade ativa, e a qualificação dos espaços públicos, criando ambientes que propiciem a inovação e a criatividade. O tour de estudos pela Coreia foca o conhecimento de experiências e de soluções tecnológicas e ambientais que poderão ser aplicada no polo local.

A mudança do zoneamento urbano da região do PIDS prevê um modelo de ocupação misto, com múltiplos setores unindo empresas de tecnologia, comércio, serviços e moradias.

Já estão na região do PIDS o Polo de Alta Tecnologia de Campinas e áreas próximas, além dos campi da Unicamp e da PUC-Campinas. Na área do polo também estão localizadas instituições como o Laboratório Nacional Luz Síncrotron, único acelerador de partículas do Hemisfério Sul; a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); o Instituto Agronômico de Campinas (IAC); e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD).

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Campinas