Notícias

Como construir cidades humanas, inteligentes, criativas e sustentáveis

O Instituto Brasileiro de Cidades Inteligentes, Humanas e Sustentáveis (IBCIHS), juntamente com a Rede Brasileira de Cidades Inteligentes & Humanas, acaba de lançar o livro “O futuro é das CHICS: como construir agora as cidades humanas, inteligentes, criativas”.

De acordo com a definição do IBCIHS, “uma Cidade Humana, Inteligente, Criativa e Sustentável (CHICS) é aquela que faz uma gestão integrada, integral, sistêmica e transversal de suas cinco camadas: as pessoas; o subsolo; o solo; a infraestrutura tecnológica; e as plataformas: Internet das coisas, Inteligência Artificial e Blockchain, construindo uma cidade boa para viver, para estudar, para trabalhar, para investir e para visitar, de
forma sustentável, criativa e com alta qualidade de vida.”

Ela não pode ser confundida com uma cidade digital. As cidades digitais olham alguns aspectos humanos e olham os aspectos da tecnologia, mas não possuem uma central de operações da cidade que integre os dados e informações gerados por essas tecnologias. As cidades inteligentes olham os aspectos de integração dessas tecnologias, e olham também os aspectos criativos, sustentáveis e principalmente humanos da cidade, afinal é para a melhoria da Felicidade Interna Bruta o objetivo principal de sua implementação. É fundamental que se trabalhe a cidade de maneira integrada, em suas cinco camadas: as pessoas; o subsolo; o solo; a infraestrutura tecnológica; e as plataformas de internet das coisas e de inteligência artificial.
O livro pretende oferecer ao leitor a visão de especialistas brasileiros e europeus, que dedicam mais de dez anos de estudos, pesquisas e experimentos para, agora, ajudar o Brasil e suas cidades a se organizar para esta nova era, este “novo normal”.

De acordo com Cristovan Buarque, ex-ministro da educação, que escreveu a apresentação do livro, trata-se de uma obra que permite entender que os novos tempos exigem um novo conceito de cidade e que isto exige uma nova forma de gestão, não apenas no sentido de gerência, mas na concepção do mundo em tempo de inteligência artificial e funcionamento em rede. É uma feliz coincidência que ele seja lançado na véspera de um novo normal no mundo, e véspera de eleições municipais no Brasil. Cada candidato a prefeito, não importa o tamanho da cidade, se não tiver tempo para ler, deve pedir a um assessor que o leia e faça sessões de debate com seu corpo técnico e político para perceber e entender o novo mundo urbano que surge e as novas ferramentas disponíveis para construí-lo”.

Para o presidente do IBCIHS, André Gomyde, o lançamento do livro ocorre em um momento único, em que todo o planeta passa por uma de suas piores crises da história “As cidades e as nossas vidas não serão mais como antes e todos teremos que nos readaptar e encontrar os caminhos para avançar nessa ‘nova vida’. No livro o leitor encontrará as estratégias corretas para esse caminhar”, escreveu em sua mensagem aos leitores.

O livro está disponível na Amazon, para ler no Kindle, por um preço simbólico de R$ 5,00.

A distribuição em PDF é livre e gratuita. Clique aqui para baixar o arquivo.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.