Notícias

Dia Mundial das Cidades

No dia 31 de outubro, as Nações Unidas celebram o Dia Mundial das Cidades. A data promove o interesse da comunidade internacional na urbanização global e, neste ano, dá foco aos impactos das mudanças climáticas nos centros urbanos. Com o tema “Adaptando Cidades para Resiliência ao Clima”, a ONU lembra que o impacto das alterações do clima aumenta a necessidade da criação de áreas urbanas mais sustentáveis e que busquem atender questões como pobreza e necessidades básicas de moradia. Este ano a data coincide com abertura da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática.

De acordo com o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais (DESA/2019), 55% da população mundial, ou 4,2 bilhões de pessoas, viviam em centro urbanos.  Até 2050, mais 2,5 bilhões de cidadãos terão escolhido uma cidade para fixar residência. Como organismos vivos, as cidades estão em constante processo de transformação e, por isso, têm a oportunidade de corrigir erros e direcionar seu desenvolvimento para um caminho mais sustentável, capaz de gerar mais qualidade de vida para as pessoas, inclusão e resiliência para lidar com as mudanças climáticas.

A proposta de criar um Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) é construir uma estrutura que combina e articula ações, através de parcerias e cooperações entre instituições que possuem competências e interesses voltados a prover contribuições concretas para o desenvolvimento sustentável de forma ampla, incluindo as ações que tenham impactos nos eixos social, econômico e ambiental. Sua visão é contribuir para o processo do desenvolvimento sustentável, agregando esforços nacionais e internacionais para produzir conhecimento, tecnologias inovadoras e educação das futuras gerações, mitigando e superando as fragilidades sociais, econômicas e ambientais da sociedade contemporânea.

Saiba mais aqui.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.