Encontro avalia contribuições para o PIDS de visita de estudos à Coreia

Servidores da Prefeitura e representantes de entidades que compõem o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) se reuniram da tarde desta segunda-feira, 17 de outubro, com os secretários de Planejamento e Urbanismo, Finanças e Desenvolvimento Econômico. O objetivo do encontro foi apresentar as experiências e informações trazidas pela comitiva de Campinas que esteve em viagem de estudos à República da Coreia, onde visitaram  parques tecnológicos e cidades inteligentes.

Entre 26 e 30 de setembro último, o grupo da Administração Municipal, formado pelos secretários e servidores das Pastas, participou das atividades na missão oficial ao lado de convidados da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas). A viagem é parte do desenvolvimento do projeto urbano (masterplan) para a área do HUB Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) da Unicamp, que está sendo realizado pelo Instituto de Pesquisa Coreano para Assentamentos Humanos (KRIHS/Korea Research Institute for Human Settlements). O projeto é financiado por um convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que organizou a visita, sem custos para a Prefeitura.

Na abertura do encontro desta segunda-feira, realizado no Salão Vermelho do Paço Municipal, a secretária Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho, começou lembrando que o BID realizou a contratação do instituto coreano após uma seleção de empresas e entidades com expertise na área de desenvolvimento de projetos inovadores, sustentáveis e de cidades inteligentes. Para ela, visitar locais onde a implantação de conceitos já é realidade, como nas cidades coreanas, reforçou a viabilidade de basear o PIDS  – Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável de Campinas – em soluções tecnológicas inovadoras. “Foi uma experiência única. Agora, o desafio para todos nós é colocar em prática, no contexto local, essas ideias, e fazer convergir vários interesses para o desenvolvimento do nosso território, no PIDS”, declarou.

O desenvolvimento do PIDS, uma região de 17 milhões de metros quadrados localizada no Distrito de Barão Geraldo, está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplurb). O Plano prevê um zoneamento específico para aquela região da cidade.

Ao lado de Baracat no encontro, o secretário de Finanças, Aurílio Caiado, alertou que mesmo que a história, a vivência e a própria dimensão da República da Coreia sejam tão diferentes do Brasil, a experiência foi muito rica e que a legislação do país asiático é muito mais avançada. “É muito diferente para nós, funciona, mas lá o governo decide tudo”, disse, explicando que recursos públicos são investidos em parcerias com a iniciativa privada para reajustar áreas particulares e direcionar o desenvolvimento de acordo com o planejamento estatal. O capital público é investido para criar toda a infraestrutura e construir o que depois será vendido para particulares, com retorno em ganhos para o governo.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, lembrou que, mesmo com a participação de conselhos locais das regiões do país, as decisões para o ordenamento legal são tomadas pelo governo coreano, orientadas de “cima para baixo”. Para ela, conhecer a capital Seul e as outras três cidades visitadas pela comitiva _ Pangyo, Sejong e Songdo – comprovou a necessidade de planejar as diretrizes do desenvolvimento de Campinas, mas discutindo-as com a sociedade, como vem sendo realizado no caso do PIDS. “Ter uma política pública para o território definida é muito importante para fomentar o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou.

Durante a estadia na Coreia, Flosi e Caiado estiveram na embaixada brasileira em Seul e se encontraram com a equipe de desenvolvimento de investimentos, para abrir possibilidades de negócios no município. “Foi uma oportunidade de apresentar a cidade como centro de ciência, tecnologia e inovação e buscar empresas coreanas que queiram investir em Campinas”, avaliou a secretária de Desenvolvimento Econômico.

Visitas

A assessora da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, a arquiteta Erica Pacheco, que participou da comitiva, apresentou durante o encontro desta segunda-feira um resumo dos trabalhos desenvolvidos na viagem. Ela lembrou que o projeto do PIDS foi iniciado em 2018, quando a área localizada no Distrito de Barão Geraldo foi definida como um dos três polos estratégicos de desenvolvimento no território do município, a partir do Plano de Ciência e Tecnologia para Campinas. A arquiteta inseriu a visita à Coreia no processo para propor uma legislação que ordene a ocupação de modo sustentável e inovador para a região de Campinas.

Ao todo, em cinco dias na Coreia, o grupo participou de sete eventos científicos e quatro visitas técnicas organizadas por pesquisadores do Instituto de Pesquisa Coreano para Assentamentos Humanos (KRIHS).

Além da capital Seul, onde foram realizadas as palestras e visita técnica, a comitiva esteve em três cidades planejadas. Os visitantes foram ao parque tecnológico de Pangyo Techno Valley, chamado de Vale do Silício da Coreia, onde estão instaladas empresas de pesquisa e desenvolvimento em várias áreas, como informação e biotecnologia. Também estiveram na cidade internacional Songdo, considerada Zona Econômica Livre, e conheceram o Ifez Smart City, Centro de Monitoramento da Cidade Inteligente. Os convidados foram também à cidade administrativa de Sejong, onde conheceram a sede do Instituto Coreano (KRIHS). Concebida sob a inspiração de Brasília, Sejong fica na região central do país e foi idealizada para receber agências do governo e organizações de pesquisa.

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Campinas