Encontros debatem o Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS)

A Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) fará durante o mês de novembro reuniões com segmentos da sociedade para debater a proposta de legislação e implantação para o Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável de Campinas (PIDS), que cobre área de 17 milhões de metros quadrados do Distrito de Barão Geraldo e abrange o Polo de Alta Tecnologia, sua zona de expansão e os campi universitários da Unicamp e PUC.
No próximo dia 7 de novembro, a série de encontros será aberta na Câmara Municipal, com a apresentação da proposta inicial para os vereadores. No dia seguinte. 8/11, haverá reunião com os membros do Conselho do HUB Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) de Campinas e lideranças do Distrito de Barão Geraldo, no auditório da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).
Dando sequência, no dia 9/11, no Salão Vermelho do Paço Municipal, a proposta será apresentada para os membros dos Conselhos Municipais, como o de Desenvolvimento Urbano (CMDU), do Patrimônio Histórico-Cultural (Condepacc), da Legislação Edilícia (CPLE) e o do Meio Ambiente (Condema) etc.
Os moradores do Distrito de Barão Geraldo, onde fica localizada a região a ser abrangida pelo PIDS, poderá conhecer a proposta inicial em encontro no salão da Igreja Santa Izabel, no dia 11/11. A reunião será aberta à comunidade, que poderá tirar dúvidas e discutir propostas a serem incluídas no Projeto de Lei Complementar (PLC) a ser apresentado no ano que vem pela Prefeitura ao legislativo municipal.
Entre os dias 14/11 deste ano e 14 de janeiro de 2023, a proposta (minuta) do PLC do PIDS ficará disponível no site da Prefeitura e aberta para receber contribuições da sociedade. Serão 60 dias de consulta pública.
Em 24 de janeiro do próximo ano, será realizada a Audiência Pública para a apresentação da proposta PLC do PIDS e das contribuições enviadas à Seplurb durante a consulta pública no site e também as que forem protocoladas na Prefeitura.
Cronograma das reuniões do PIDS 2022/23
7/11 – CÂMARA MUNICIPAL – 10h – Reunião para apresentar proposta aos vereadores.
8/11 – CAT (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) – 14h30 – Reunião com Conselho do HIDS e proprietários de áreas na região do PIDS.
9/11 – SALÃO VERMELHO – 14h15 – Reunião com Conselhos Municipais (CMDU, Condepacc, CPLE, Condema etc).
11/11 – IGREJA SANTA IZABEL em BARÃO GERALDO – 14h – Reunião aberta à comunidade do Distrito de Barão Geraldo.
14/11 a 14/01/23 – Minuta com proposta do Projeto de Lei Complementar fica disponível no site aberta para contribuições por 60 dias.
24/01 – SALÃO VERMELHO – 14h15 – Audiência Pública apresentação da proposta Projeto de Lei Complementar do PIDS e apresentação das contribuições da sociedade dadas pela consulta pública no site e protocoladas na Seplurb.
PIDS
O Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável de Campinas (PIDS) será localizado no Distrito de Barão Geraldo e abrangerá o Polo de Alta Tecnologia de Campinas, sua área de expansão e os campi da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas).
O desenvolvimento do PIDS, uma região de 17 milhões de metros quadrados em Barão Geraldo, está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) e prevê um zoneamento específico para aquela parte da cidade. O polo engloba a área do HUB Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) da Unicamp, com 11 milhões de metros quadrados.
Entre 26 e 30 de setembro último, um grupo da Administração Municipal, formado pelos secretários e servidores de Finanças, Desenvolvimento Econômico e Planejamento e Urbanismo, participou de missão oficial à República da Coreia ao lado de convidados da Unicamp e PUC-Campinas. A viagem fez parte do trabalho para o projeto urbano (masterplan) da área do HUB Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) da Unicamp, que está sendo realizado pelo Instituto de Pesquisa Coreano para Assentamentos Humanos (KRIHS/Korea Research Institute for Human Settlements).  O projeto do HIDS é financiado por um convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que organizou a visita.
Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura