Faculdade de Educação recebe apresentação do HIDS

O professor Marco Aurelio P. Lima, diretor executivo da DEPI, esteve na reunião de congregação da Faculdade de Educação, que aconteceu no dia 27 de março, para apresentar o projeto de criação de um Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável, o HIDS. O objetivo foi convidar a comunidade da FE a pensar em ideias e sugestões para compor o conteúdo desse Hub. “Que características o HIDS teria que ter para que a Faculdade de Educação possa participar?, questionar o Marco Aurelio. Ao longo da apresentação ele elencou alguns exemplos de áreas e atividades que poderiam nortear a construção do máster plan que será elaborado para o HIDS como por exemplo, água/esgoto, lixo, energia e educação do futuro.

Ele destacou ainda a ideia, dada por um aluno da Faculdade de Direito da PUC-Campinas, de construir uma Zona Franca do Conhecimento na área que está sendo pensada para o HIDS e que compreende a Fazenda Argentina e o Ciatec II, classificado como um dos Polos de Desenvolvimento dentro do Plano Diretor  elaborado pela Prefeitura de Campinas. “Isso demanda a construção de novos modelos de governança para a relação da Unicamp com a cidade”, disse Lima.

As colaborações da comunidade para a construção do que será esse Hub serão o ponto de partida para construção de um ACORDO envolvendo a Prefeitura de Campinas, os reitores da PUC-Campinas e Unicamp, a Câmara dos Vereadores, proprietários das glebas vizinhas da Fazenda Argentina e outros atores presentes na área. Esse acordo tem como objetivo garantir que o projeto dure ao longo do tempo, independentemente dos gestores à frente das universidades e poder público. Esse Acordo deverá também ser apreciado pelo Consu.

Ao final da apresentação o professor Marco Aurelio sugeriu que a FE formasse uma comissão para discutir o projeto do HIDS e fazer sugestões para a iniciativa.

Por Patricia Mariuzzo – DEPI/Comunicação