Notícias

Governo paulista assina convênio para criação do HIDS

No dia 04 de fevereiro, a Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patricia Ellen, assinou o  Convênio para a criação do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS). Esse convênio funciona como um acordo guarda-chuva entre as 14 instituições que formam o Conselho Consultivo Fundador do HIDS.  O documento não prevê investimentos e custos financeiros por parte das instituições participantes. O objetivo é que, a partir desse Convênio, possam ser criados acordos bilaterais, trilaterais ou multilaterais entre essas instituições, impulsionando o desenvolvimento do HIDS. A assinatura pela representante do governo paulista, fecha o ciclo de assinaturas realizadas pelas instituições que compõe o Conselho Consultivo e oficializa a criação do HIDS. “O HIDS é um projeto importante nos próximos anos e décadas. Para isso é fundamental a presença da iniciativa privada, de grandes empresas que investem em ciência e tecnologia, para gerar emprego e renda para a população”, disse a secretária. Segundo ela, os investimentos do governo estadual em ciência e tecnologia foram mantidos e eles poderão ser traduzidos em uma retomada econômica mais rápida, inclusiva, sustentável e inovadora no momento pós-pandemia.

Patricia Ellen em sua fala na inauguração da sede da Inova.

A assinatura aconteceu durante a inauguração da nova sede da Agência de Inovação Inova Unicamp, localizada na sede da Fazenda Argentina, que deve abrigar no futuro a sede do HIDS. O evento também contou com a presença do prefeito de Campinas, Dario Saadi, da secretária de desenvolvimento econômico de Campinas, Adriana Flosi, do reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, da coordenadora-geral da universidade, Teresa Atvars, do diretor da Inova, professor Newton Frateschi, e do coordenador geral do projeto do HIDS, professor Marco Aurelio Pinheiro Lima. “Estamos festejando a Inova, uma unidade da Unicamp que convida a Universidade a gerar conhecimento e tecnologias para serem transferidos para a sociedade”, disse. Ele lembrou que, por conta dessa característica da Inova, quando começaram as discussões sobre o HIDS com o reitor, Marcelo Knobel, foi natural pensar na Inova ocupando a sede da Fazenda Argentina, o coração do projeto do Hub. “A assinatura do Convênio do HIDS hoje é um momento muito especial no sentido de concretizar nossos esforços de trabalhar em favor de um modelo de desenvolvimento sustentável”, enfatizou.

Adriana Flosi, secretária de desenvolvimento econômico da cidade de Campinas, afirmou que o HIDS é uma iniciativa de todo o ecossistema, fruto de uma parceria entres esses atores e que traz um conceito novo, fundamental para o desenvolvimento das empresas. O prefeito de Campinas, Dario Saadi, apontou a importância da inauguração da nova sede da Inova e da assinatura do Convênio do HIDS para uma cidade como Campinas, que tem vocação para a ciência e tecnologia. “No caso específico do HIDS, entendemos que esse projeto será um marco para a cidade de Campinas no desenvolvimento sustentável”, afirmou o prefeito.

O projeto do HIDS prevê a ocupação e o desenvolvimento de uma área de 11,3 milhões de metros quadrados em Campinas e já conta com financiamento de um milhão de dólares do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para elaboração de um plano diretor para a área. O HIDS vai integrar o campus da Unicamp, a PUC-Campinas, a Facamp, o Instituto Eldorado e toda a área da Companhia de Desenvolvimento do Pólo de Alta Tecnologia de Campinas (Ciatec II).  O objetivo é criar um distrito modelo com governança mista. De acordo com o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, não existe nada parecido no mundo. “É um projeto extremamente ousado que tem a participação de todas as esferas de governo, de empresas públicas, de empresas privadas, de universidades e que realmente tem o desafio de formar um consórcio que pense os objetivos do desenvolvimento sustentável de uma maneira adequada e inovadora”, disse Knobel.

De acordo com Patricia Ellen, a Inova Unicamp se destaca por ser um núcleo de inovação pioneiro no Brasil, anterior inclusive à Lei de Inovação Brasileira. “A Agência tem se destacado em promover a conexão com as empresas”, disse. “Precisamos também nos conectar às cadeias de inovação globais, por meio de núcleos de inovação como a Inova. Isso deve ser facilitado pela integração entre os setores público, acadêmico e privado. O HIDS traz essa proposta ao integrar em um mesmo território diversos atores, tipos de gestão e atividades-fim, com um novo modelo de governança. O HIDS também é referência em seu compromisso com a Agenda 2030, projeto coerente com os compromissos assumidos pelo Estado de São Paulo”, afirmou Patricia. Ela lembrou que São Paulo foi o primeiro estado brasileiro, e até agora o único, a criar uma Comissão para os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). “O Estado de São Paulo tem um compromisso em fazer com que este projeto prospere rapidamente, eu falo em meu nome, em nome do governador, João Doria, e em nome de toda a Secretaria de Estado”, finalizou.

Assista o vídeo do evento, clicando abaixo.

 

Por Patricia Mariuzzo, com informações da Inova Unicamp

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.