Notícias

HIDS amplia discussões com a comunidade de Barão Geraldo

Atendendo a um convite da equipe do HIDS e da Coordenadoria de Sustentabilidade da Unicamp, cerca de 35 pessoas – entre moradores e representantes de associações de bairro do distrito de Barão Geraldo – compareceram ontem, dia 15 de dezembro a uma apresentação sobre o projeto. O objetivo foi informar a comunidade sobre os conceitos que embasam o projeto de ocupação da Fazenda Argentina e sobre a proposta de master plan para o HIDS elaborado pelo instituto coreano KRIHS, contratado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio de um convênio com a Unicamp, a Prefeitura de Campinas e o governo do Estado de São Paulo.

A professora Gabriela Celani (à esquerda) tirando dúvidas sobre o projeto dos Corredores Ecológicos na área da Fazenda Argentina (Foto: Patricia Mariuzzo)

Na abertura do encontro, o coordenador do HIDS na Unicamp, Mariano Laplae, destacou que o HIDS é um projeto estratégico para a Universidade que tem investido recursos humanos e financeiros em estudos que subsidiaram a elaboração do master plan pelo KRIHS. “O HIDS é parte das discussões e ações sobre o futuro da Unicamp, sobre o que queremos ser. Daí que é fundamental pensar em um novo modelo de ocupação, alinhado aos princípios do desenvolvimento sustentável”, disse.

A versão final do master plan será entregue até o fim do mês pelo KRIHS. A coordenadora do projeto físico-espacial do HIDS, professora Gabriela Celani, fez uma apresentação detalhada do projeto, incluindo os conceitos que embasaram sua elaboração e as propostas de ocupação da área do HIDS, que incluem uso misto (com áreas reservadas para residências, inclusive habitação de uso social), áreas serviços, para laboratórios, centros de pesquisa e empresas.

A proposta inclui ainda a criação de um parque linear ao longo do Ribeirão Anhumas. “Essa ideia é uma das contribuições dos alunos do curso de especialização criado na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FECFAU), da Unicamp”, lembrou Celani. O curso foi criado especialmente para discutir propostas para o HIDS, contou com alunos especialistas em várias áreas que tiveram bolsas de estudo financiadas pela Reitoria da Unicamp. Celani explicou ainda que o modelo de ocupação proposto para o HIDS busca aproveitar as áreas de borda da Fazenda Argentina para ampliar as trocas com a sociedade.

O assessor docente da Diretoria Executiva de Planejamento Integrado da Unicamp (DEPI), Henrique Nogueira de Sá Earp, destacou o investimento da Unicamp no projeto dos corredores ecológicos. Aprovado esse ano e já em andamento, os corredores ecológicos irão restabelecer e conectar remanescentes de mata nativa na região da Fazenda Argentina, permitindo a troca gênica das espécies de fauna e flora, evitando sua degeneração. O plano também contempla a conexão e recuperação de nascentes de água. “Qualquer tipo de ocupação da Fazenda Argentina terá que se adequar aos corredores”, disse. Segundo ele, esse projeto está sendo discutido com a Prefeitura de Campinas e com instituições presentes no entorno da Unicamp. “Queremos induzir outros atores a também implantarem projetos semelhantes”, afirmou Henrique.

Após as apresentações, todos puderam se manifestar e tirar dúvidas sobre o projeto. A expectativa da comunidade é ampliar o diálogo com a Unicamp na construção do projeto do HIDS

Endereçada à Prefeitura de Campinas, outra demanda colocada pelos presentes foi o adiamento da audiência pública para apresentação da proposta do PIDS (Polo Internacional de Desenvolvimento Sustentável) e das contribuições enviadas à Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) durante a consulta pública, disponível no site da prefeitura até 14 de janeiro de 2023 para receber contribuições da sociedade.  O PIDS abrange o Polo de Alta Tecnologia e sua zona de expansão, os campi da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas) e inclui o HUB Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) da Unicamp, com seus 11 milhões de metros quadrados compreendendo a Fazenda Argentina. O restante pertence a particulares e entidades, como a área do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), onde está instalado o acelerador de partículas do Laboratório Nacional de Luz Sincrotron.

Na Unicamp, a expectativa é ampliar ainda mais as discussões sobre o HIDS tanto com a comunidade interna, quanto com os moradores de Barão Geraldo. No encontro de ontem ficou acordado a realização de nova reunião com a comunidade do Distrito em janeiro. Além disso, a Coordenação de implantação do HIDS Unicamp vai iniciar um processo de coleta de contribuições da comunidade também a partir do próximo ano.