Notícias

HIDS é tema de novo curso de especialização da FEC Unicamp

No próximo dia 27 de junho inicia-se o período de inscrições para a Especialização em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia Civil (Curso 90E). O Programa tem o objetivo de colocar em prática pesquisas científicas ligadas ao ambiente urbano dentro de uma perspectiva sócio-ambiental. O curso terá atividades teóricas e práticas, além de um Trabalho de Conclusão de Curso, ao longo de 12 meses, em regime de dedicação integral. A especialização foi idealizada por um grupo de professores da FEC Unicamp. Além deles, há previsão de incluir no quadro de professores e palestrantes alunos de doutorado da FEC, professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas e profissionais da Prefeitura Municipal de Campinas.

O novo curso segue uma tendência que já acontece em escolas de arquitetura como a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) e da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA) onde foram criados programas de residência para jovens recém-graduados para atender demandas específicas, No caso da USP, uma parceria com a Prefeitura da cidade de São Paulo e no caso da UFBA, um projeto de assistência a comunidades em situação de vulnerabilidade social. Na especialização da Unicamp, no entanto, o objetivo é desenvolver um trabalho no campus da Unicamp, procurando atender a diversas demandas que são uma oportunidade de aprendizado e aplicação das pesquisas desenvolvidas em nível de pós-graduação.

Em seu primeiro oferecimento, a Especialização AU/EC propõe como tema o desenvolvimento do projeto urbano para o Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS). Os participantes terão a oportunidade de interagir com uma equipe de professores, pesquisadores, instituições públicas e empresas envolvidas nesse projeto interdisciplinar de formulação de propostas para o uso e ocupação da área do Pólo de Alta Tecnologia, na região norte de Campinas. Como resultado, terão uma formação profissional altamente especializada.

Para a primeira turma da especialização serão abertas 15 vagas, das quais pelo menos 5 serão destinadas a arquitetos e/ou urbanistas. O curso será gratuito e serão concedidas bolsas para os 10 primeiros classificados no processo seletivo, no valor de R$1.500,00 mensais, pelo período improrrogável de 12 meses a partir do início do curso.

Os candidatos selecionados para o recebimento de bolsa não poderão ter vínculo empregatício durante a vigência da mesma, exceto no caso de estarem afastados com prejuízo de vencimentos (licença não remunerada). Eles deverão entregar dois relatórios com a avaliação do orientador, um no meio e outro no fim do período de bolsa. Será permitido aos bolsistas atuar no ensino mediante prévia autorização da coordenação de Pós-Graduação da FEC, assim como exercer atividade técnica esporádica, desde que sem vínculo empregatício. Servidores da Unicamp não podem receber bolsa do programa. Na necessidade de substituir algum aluno bolsista, será respeitada a colocação no processo seletivo dentre os candidatos aceitos sem bolsa.

Todos os candidatos selecionados (com ou sem bolsa) deverão participar integralmente das atividades teóricas e práticas previstas no plano do curso. O programa se reserva o direito de não preencher todas as vagas.

Em consequência da a crise sanitária ocasionada pela pandemia da Covid19, o curso de Especialização AU/EC – Turma 2020 iniciará suas atividades em regime não-presencial, seguindo a Resolução GR nº. 72/2020, de 29/06/2020 da Unicamp. Assim que essa Resolução for revogada, as atividades passarão a ser realizadas de forma presencial no Campus Zeferino Vaz, em Barão Geraldo – Campinas. Todas as disciplinas estão sujeitas a adaptações durante o período de atividades remotas.

Cronograma
  • 27-31/julho/2020 – Inscrições online, com submissão da documentação.
  • 03-07/agosto/2020 – Avaliação das Inscrições pela Comissão de Seleção .
  • 10/agosto/2020 – Publicação dos candidatos cuja inscrição no processo seletivo foi homologada.
  • 12-19/agosto/2020 – Realização das arguições online.
  • 26/agosto/2020 – Divulgação dos aprovados.
  • 26-28/agosto/2020 – Matrícula.
  • 16/setembro/2020 – Início das aulas.

Todas as informações sobre o processo de seleção estão nesse link.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.