HIDS presente em maior evento de inovação da cidade de Campinas

O Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) compôs a programação da abertura do Inova Trade Show 2022. Em sua 9ª edição, este ano em formato presencial no Instituto Agronômico de Campinas, o objetivo do evento é promover oportunidades de negócios e networking, demonstrar o potencial tecnológico e apresentar as novas tendências para o ecossistema de inovação e empreendedorismo de todo o país. “A expectativa é que o HIDS seja um hub de inovação de terceira geração vocacionado no desenvolvimento de inovações com foco na sustentabilidade, afirmou o coordenador do HIDS na Unicamp, Mariano Laplane.

A tendência recente é que ambientes de inovação estejam conectados com a cidade, diferentemente de parques tecnológicos tradicionais, construídos em áreas afastadas e que acabam ficando segregados. “Hoje os projetos desses espaços privilegiam a interação entre esses entes inovadores e o seu entorno, seja com universidades, instituições de pesquisa e outros serviços”, explicou Laplane.

O projeto do HIDS tem origem em discussões na Unicamp sobre como ocupar a Fazenda Argentina, adquirida pela Universidade em 2013 e que está dentro do Polo 2 de Desenvolvimento Tecnológico (Ciatec 2). “A Universidade vai completar 60 anos e se prepara para aproveitar a riqueza do entorno da Fazenda Argentina, tanto na qualidade das instituições que já estão ali, quanto a riqueza do ponto de vista da biodiversidade dessa região, com nascentes, corredores ecológicos, áreas de proteção permanente. A combinação desses dois elementos aponta para um potencial enorme de desenvolvimento”, afirmou.

Em 2019, em função da mobilização de vários desses atores presentes na área, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) fez um investimento a fundo perdido para iniciar estudos que resultados na elaboração de um master plan para o HIDS. No ano seguinte, foi instituído um Conselho Consultivo para acompanhar os estudos e analisar a viabilidade desse plano de ocupação.

O BID contratou o instituto coreano KRIHS para o desenho do master plan. Segundo Mariano, o principal desafio na construção desse master plan  é conectar as atividades de pesquisa que já estão sendo desenvolvidas ali, atrair novos atores para levar adiante a agenda e materializar a ideia de um novo urbanismo, em que a cidade e a natureza possam conviver de forma harmônica. “O HIDS pode ser esse espaço de testes de soluções para cidades mais sustentáveis”, apontou o professor da Unicamp. Ainda de acordo com ele, o master plan está praticamente pronto e traz um proposta de uso misto do território, juntando atividades de pesquisa, habitação e oferta de serviços de suporte, com preservação das áreas verdes e demais recursos naturais. Também busca conectar a região com a estrutura viária do entorno, integrando o HIDS com a cidade.

Projeto para a cidade – Em sua fala para o público do Inova Trade, Laplane destacou a importância da cidade se engajar nesse projeto. Diferentemente de outros casos de criação de distritos de inovação, não há um proprietário único, o desafio de gerar uma concertação entre os atores e o poder público tem um papel fundamental nesta articulação. “É um projeto de longo prazo, no qual vemos um potencial de desenvolvimento da cidade de Campinas que pode elevar a cidade a outro patamar, atraindo os olhares do Brasil e do mundo”, considerou. Na mesma linha, o presidente da FFCi afirmou que a partir do engajamento da Prefeitura, o HIDS pode atrair empresas de nível nacional e internacional para fortalecer ainda mais o ecossistema de inovação de Campinas, fazendo da cidade uma referencia no Brasil.

O Inova Trade é organizado pela Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi), entidade que busca promover e ampliar a utilização da Ciência, Tecnologia e Inovação. Segundo o presidente da FFCi e diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, Eduardo Gurgel do Amaral, o Inova Trade Show se propõe a conectar os atores que integram o ecossistema de inovação para apresentarem projetos, ideias e ações no âmbito da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) em favor do desenvolvimento socioeconômico sustentado. Para isso, reúne empresas, startups, instituições de pesquisa, universidades, incubadoras, parques científicos e tecnológicos, associações e órgãos governamentais. Ainda segundo os organizadores, mais de 1,2 mil pessoas participaram desta edição.

Marcela Noronha e Gabriela Celani, detentoras da patente de tecnologia baseada em método quantitativo para melhorar a caminhabilidade em ambientes urbanos (Foto: Divulgação)

O público do Inova Trade Show também pode conhecer os trabalhos realizados por instituições de pesquisa, organizações e empresas na área de exposição, entre elas a Unicamp, uma das apoiadoras do evento. Uma delas foi a pesquisa desenvolvida pela arquiteta e pesquisadora do Centro de Estudos sobre Urbanização para o Conhecimento e a Inovação (Ceuci), Marcela Noronha. Sob orientação da professora da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FECFAU) da Unicamp, Gabriela Celani, ela desenvolveu um novo método para avaliar a qualidade de ruas e calçadas. A tecnologia, legível por computador, auxilia na construção de novas ruas, ou no retrofit daquelas existentes, para melhorar a caminhabilidade nas cidades. Patenteada com apoio da Agência de Inovação Inova Unicamp, a tecnologia utiliza a computação e a matemática para auxiliar os projetistas no mapeamento da qualidade de ruas e calçadas. Saiba mais aqui.

Por Patricia Mariuzzo, com informações da Inova Unicamp e da FFCi