Notícias

HIDS presente no XIII Workshop de Petróleo da Unicamp

O HIDS esteve presente no XIII Workshop de Petróleo da Unicamp. Promovido pelo capítulo da Unicamp da Sociedade de Engenheiros do Petróleo (SPE), o evento aconteceu entre 18 e 22 de outubro. O coordenador geral do HIDS na Unicamp, Mariano Laplane, esteve presente na cerimônia virtual de abertura do Workshop que, na edição deste ano, trouxe como temas principais o desenvolvimento sustentável e a transição energética.

Fundada em 1985, a SPE Brasil é resultado da iniciativa de engenheiros brasileiros atuando na área de E&P, em busca de compartilhar conhecimentos e colaborar com desenvolvimento do país. A Sociedade tem hoje cerca de 2500 membros. O Capítulo Estudantil SPE Unicamp, uma organização sem fins lucrativos e que visa aproximar os alunos da Unicamp com os principais temas do setor energético.

De acordo com Eduardo dos Santos, presidente do Capítulo da SPE na Unicamp, o convite para conhecer o HIDS surgiu a partir de um interesse específico do público da SPE sobre transição energética. Além do coordenador do HIDS, estavam presentes na cerimônia de abertura, Carlos Alberto Pedroso, presidente da SPE Brasil, Alessandra Davóilo, diretora do Cepetro Unicamp, do professor do Departamento de Energia da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, Marcelo Castro e de Fernanda Gois, mestranda em engenharia de petróleo na Unicamp.

Em sua exposição sobre o HIDS, Laplane explicitou o objetivo da proposta: “criar um novo modelo de desenvolvimento urbano, aliando conceitos conhecidos, como o de cidade inteligente e gestão sustentável dos recursos naturais, para criar um espaço urbano inteligente, sustentável e saudável, com qualidade de vida para as pessoas”. “Estamos alinhados com o conceito de desenvolvimento sustentável da ONU, traduzido nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) ”, afirmou o coordenador do HIDS.

Hoje, 14 instituições já participam do projeto HIDS. São empresas, uiversidades e instituições de pesquisa que já atuam no território, que engloba o Ciatec 2 e as áreas da PUC-Campinas, Facamp e Instituto Eldorado. De acordo com Laplane, a expectativa é aproveitar a presença destas instituições para gerar parcerias entre elas e outras que desejem atuar ali, que resultem em novas tecnologias voltadas para solucionar os desafios do desenvolvimento sustentável e novos negócios. Também é possível participar se instalando diretamente no território ou ainda associando uma marca ao projeto do HIDS. “O estado de São Paulo tem uma Lei de Inovação que incentiva atividades de inovação e é do interesse do governo estadual ampliar a aplicação desta lei, associando inovação à sustentabilidade. O exemplo do CITI, na capital, é uma referência deste movimento. O HIDS também deve caminhar nesta direção”, explicou Laplane ao comentar sobre possíveis incentivos para se engajar no HIDS. Ele mencionou ainda que a Prefeitura da cidade de Campinas está elaborando um projeto de lei de incentivos específicos para o HIDS, para atrair empresas. “Aliado à estas iniciativas do poder público, há um movimento do setor empresarial, estimulado pelo momento que estamos vivendo, de alinhar seus negócios com os ODS. Isso se transformou em um instrumento de concorrência e construção da marca”, destacou Laplane na abertura do Workshop.

O professor Marcelo Castro questionou como empresas de petróleo e energia poderiam participar do projeto. “Gostaríamos de ver no HIDS laboratórios compartilhados com outras instituições de pesquisa e com empresas de várias áreas e, claro, da área de energia, que consideramos estratégica para o projeto”, contou Laplane. “Isso seria muito oportuno para a Unicamp, para a cidade de Campinas e para o Estado de São Paulo”, complementou.  Ainda segundo ele, o momento atual cria oportunidades de recuperar, por meio do HIDS, o sonho de criar no Ciatec um polo de tecnologia.

A cerimônia de abertura do XIII Workshop de Petróleo da Unicamp está disponível no YouTube.

Para assistir à apresentação sobre o HIDS, clique aqui.

Por Patrícia Mariuzzo

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.