Implementação de programas de atividade física sustentáveis e emancipatórios na Fazenda Argentina

Principais objetivos: Trata-se de diferentes ações e projetos consonantes com as ODS. Já desenvolvi um projeto e publicação sobre a Ginástica para Todos ser uma tecnologia social, e a desenvolvo nesta perspectiva como projeto de extensão no LAPEGI – Laboratório de Pesquisas e Experiências em Ginástica (CEPECE/FCA-Unicamp) há 10 anos. Durante a pandemia realizamos webnários, lives e mesas de debate virtuais indo ao encontro dos ODS (link: https://www.youtube.com/@LAPEGIUNICAMP). Há seis anos atrás coordenei com sete laboratórios da FCA o programa de Qualidade de Vida do Servidor Público de Limeira, em parceria com a prefeitura; e há cinco anos criamos o ATIVE-SE (em parceria com SAR – dois campi de Limeira), um programa de atividade física com foco na ginástica de condicionamento e esporte, subsidiado pelas premissas de Paulo Freire e do ODS 3. Há dois anos atrás realizamos uma parceria com o Instituto 17 (ONG voltada para desenvolver as ODS em projetos plurais), com a realização do evento pela ONU-HABITAT, Cidades Saudáveis – Atividade Física nas cidades (link: https://www.youtube.com/watch?v=VNnCpV2t73E), no qual proferi uma palestra mostrando minha trajetória de relação com os ODS e o que estamos realizando no campo do ensino, pesquisa e extensão em relação aos mesmos no LAPEGI, tendo o esporte e a ginástica como mediadores. Um de nossos pesquisadores está desenvolvendo este tema sob minha orientação, Luciano Truzzi, e estamos fechando um artigo para o journal Sustainability acerca do tema. E, atualmente, oriento seis trabalhos de pesquisa (em nível de graduação e pós graduação) convergentes com os ODS.

Nome: Eliana de Toledo Ishibashi

Unidade: FCA/CEPECE/Curso de Ciências do Esporte

Pessoas envolvidas: Em geral, temos 20 pessoas envolvidas: 1 professora, 1 funcionária, 4 pós graduandas; 1 pesquisador autônomo; e os/as demais alunos/as de graduação

Estágio atual: Conforme já apresentado, algumas ações se encerraram e outros projetos se desenvolvem na extensão e pesquisa

Como se integra à Agenda 2030: O ODS mais relacionado aos nossos projetos é o 3, mas muitas de nossas ações têm dialogado com outros ODS: ODS mais relacionados aos nossos projetos (de extensão e pesquisa): 4, 5, 10, 15, 16.

Há interesse em ocupar a Fazenda Argentina: Sim

Se sim, qual a área estimada: A proposta geral baseia-se num planejamento de implementação de programas de atividade física sustentáveis e emancipatórios na Fazenda Argentina, a partir de um local apropriado (100 m2), numa área mais central, assim como, vislumbrar a ocupação mais otimizada e versátil dos espaços disponíveis (indoor ou ar livre). No último Fórum Permanente (2022) sobre os desafios da sustentabilidade, pude melhor me aproximar da proposta do HIDS e vislumbrei outras possibilidades a serem dialogadas num diálogo interdisciplinar. O ideal seria haver um ginásio, estruturado numa concepção totalmente sustentável e multifuncional.

Como se integra ao projeto de ocupação do HIDS Unicamp: O princípio da proposta específica para o HIDS seria a implementação de práticas de atividade física sustentáveis e emancipatórias, num lugar específico que lhe confira maior identidade e especificidade, ao mesmo tempo que em outros espaços do novo campus, evidenciando seu caráter dinâmico e de otimização de recursos naturais e estruturais. Poderemos captar empresas e instituições parceiras, e, com elas, novos conhecimentos e recursos financeiros; algo que já realizamos no LAPEGI e que será potencializado toda a proposta do HIDS.

Público a ser impactado: O projeto poderá beneficiar toda a comunidade interna (funcionários/as docentes e não docentes; alunos/as; terceirizados/as etc.) e a comunidade externa local.

Fontes de financiamento: Alguns parceiros já aderiram aos nossos projetos, como Prefeituras (Campinas e Limeira), ONGs (como o Instituto 17 e a tivemos a FEAC); sistema S (Sesc Campinas e Sesi Limeira); Federações esportivas (como a Federação Paulista de Ginástica com a qual celebro um Convênio) e a ISCA (International Sport and Culture Association – a qual sou a representante na Unicamp). E parcerias com universidades públicas, como USP (Butantã e Leste), Unesp (Rio Claro e Bauru), UFBA, UFES, UEG, dentre outras. Com todo o envolvimento num projeto maior como o HIDS, temos a certeza que poderemos pleitear editais maiores em Ministérios e empresas privadas.

Resultados esperados: Os resultados mais esperados são:

– promoção da atividade física numa perspectiva de melhora da qualidade de vida das pessoas, dentro e fora do HIDS;

– formação de pessoas mais autônomas e emancipadas;

– minimizar desigualdades sociais e as diferentes formas de preconceito, num ambiente democrático e plural;

– criar uma cultura da atividade física sustentável;

– proporcionar experiências múltiplas no campo da atividade física, ginástica e esporte, compreendendo-as como direitos sociais;

– minimizar o consumo de água e energia, gasto com aparelhos, infraestrutura e recursos humanos;

– criar um programa modelo que possa ser implementado em diferentes instituições.

Cronograma: O cronograma deverá ser estabelecido a partir do que for proposto pelo HIDS, no que concerne à infraestrutura e sua disponibilidade de uso. Estabelecendo-se, assim, um cronograma reverso e um fluxograma de ações. Até porque, a implementação do projeto não se daria somente num único local, conforme já exposto anteriormente e vai depender de um recurso mínimo de RH.