Notícias

Primeira reunião do grupo de elaboração do master plan do HIDS

A Prof(a.) Dr(a). Gabriela Celani, arquiteta e urbanista da FEC Unicamp, coordenou a primeira reunião do grupo de trabalho que vai elaborar o master plan do HIDS. Participaram da reunião, além da equipe da Unicamp, representantes da PUC-Campinas, da Faculdade de Medicina da Unicamp, Embrapa, Instituto Eldorado e Cargill.

O grupo de trabalho da componente master plan é responsável pela elaboração do master plan do HIDS, documento que reunirá as diretrizes para ocupação do território do HIDS. Essas diretrizes estão baseadas em um modelo de urbanização de baixo impacto.

Em seguida a professora Gabriela destacou algumas características típicas de hubs de inovação, como por exemplo, o adensamento e o uso misto, conceitos que serão pactuados por todos os stakeholders envolvidos no planejamento do HIDS. “Uma cidade compacta e densa tem menor gasto energético e índice menor de emissão de poluentes”, disse Celani.

O HIDS está sendo pensado como um distrito com território de uso misto, isto é, onde haja empresas, moradias e serviços. “Queremos implementar um modelo no qual as pessoas morem perto do trabalho e que tenham acesso a diversos tipos de serviço e lazer”, explicou a professora. A ideia é que esse master plan possa orientar uma nova legislação em âmbito municipal para aquela área, de modo a acomodar esse novo modelo de ocupação.

A apresentação da professora Gabriela Celani está disponível nesse link.

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.