Lançamento da Rede de Universidades para o Desenvolvimento Sustentável

No próximo dia 06 de julho, às 9:30 (horário de Brasilia), a ONU lança a Rede de Universidades para o Desenvolvimento Sustentável. O lançamento da Rede será realizado no âmbito do Evento de Aprendizagem, Treinamento e Prática de ODS 2021, com a participação de representantes do UNITAR, que coordena esta iniciativa, e do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (DESA).

O UNITAR, ou Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa, oferece treinamento e serviços de aprendizagem para funcionários do governo nacional e local dos estados membros da ONU e representantes da sociedade civil de todo o mundo, com foco especial no desenvolvimento de capacidades nas áreas temáticas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Reconhecendo o destacado compromisso da Unicamp com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, bem como suas conquistas acadêmicas,  o UNITAR convidou a Unicamp para compor a Rede de Universidades para o Desenvolvimento Sustentável.

A Rede é uma plataforma para aprendizagem, intercâmbio e parcerias sempre tendo como foco os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS). A motivação para criação da Rede parte do reconhecimento do papel das universidades como atores fundamentais para que os ODS se materializem no futuro. A Rede vai permitir que as universidades conheçam iniciativas, atividades e realizações de outras instituições no campo de aprendizagem dos ODS, possam criar parcerias entre si e com o UNITAR, e aprimorar seus modelos de ensino por meio do acesso exclusivo a material de aprendizagem oficial da ONU, documentação e recursos em torno dos ODS e do desenvolvimento sustentável.

No evento, coordenado pelo chefe do escritório da UNITAR em Nova York, Marco Suazo, o reitor da Unicamp, Prof. Antonio José de Almeida Meirelles, vai falar sobre algumas iniciativas da Unicamp na área de desenvolvimento sustentável, incluindo o projeto do HIDS. O evento também será acompanhado pelo coordenador do HIDS na Unicamp, professor Mariano Laplane e por membros da equipe de elaboração do master plan do HIDS.

A programação completa será divulgada em breve.