Mariano Laplane assume a coordenação do projeto HIDS

O professor Mariano Francisco Laplane assumiu a coordenação executiva do projeto do HIDS. Ele foi indicado pelo novo reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, para substituir o físico Marco Aurelio Pinheiro Lima.

Docente do Instituto de Economia da Unicamp, Laplane assume a coordenação do projeto com o desafio de dar continuidade à parceria entre as 14 instituições que hoje compõem o Conselho Consultivo do HIDS e à elaboração do master plan para o território do HIDS, etapa hoje apoiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “É difícil exagerar a importância do HIDS para o futuro da Unicamp, dos parceiros e da cidade de Campinas. Trata-se de um projeto que enfrenta os desafios do desenvolvimento sustentável com o conhecimento científico e a participação ativa de todos os interessados como principais ferramentas. Pretendo dar continuidade ao excelente trabalho desenvolvido até agora pela equipe, sob a coordenação do Prof. Marco Aurélio”, disse.

Natural da Argentina, Mariano Laplane é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Hebraica de Jerusalém (1980), tem mestrado em Planejamento Urbano pela Universidade da Califórnia em Berkeley (1982) e doutorado em Economia na Unicamp (1992). É pesquisador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (Neit) da Unicamp. O foco de suas pesquisa está na área de desenvolvimento industrial, atuando sobre os seguintes temas: competitividade industrial, política industrial e de inovação, integração regional e investimento direto estrangeiro.

Foi diretor do Instituto de Economia da Unicamp (2007 a 2011), presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos em Ciência, Tecnologia e Inovação (CGEE), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) (2011 a 2017) e Diretor Executivo de Relações Internacionais (DERI), da Unicamp (2017-2021).