Pesquisador da FEF sugere criatividade e inovação como valores do HIDS

O Prof. Dr. Marco Antonio Coelho Bortoleto, do Departamento de Educação Física e Humanidades (DEFH), da FEF, enviou uma proposta de conteúdo para o HIDS sugerindo que o Hub agregue atividades na área de inovação e criatividade.  “Desde 2014 eu integro um projeto internacional que tem como objetivo principal desenvolver conceitos e ferramentas sobre criatividade e inovação. Participam do projeto 12 universidades, o governo do Canadá e algumas empresas privadas, como o Cirque du Soleil”, contou ele. A coordenação fica a cargo do Critac, Centre de recherche, d’innovation et de transfert en arts du cirque.

O projeto é multidisciplinar, englobando várias áreas de conhecimento e pesquisadores das mais diferentes especialidades como neurociência, arte, medicina, educação física, educação, sociologia. “A minha participação acontece no sentido de desenvolver processos educativos que permitam o fomento desses dois elementos (criatividade e inovação) nos espaços educativos, buscando, como propõe o projeto, uma educação acorde com o século XXI e suas múltiplas demandas”, disse Bortoleto. Ainda segundo ele, a arte pode contribuir na construção do conhecimento que esse Hub Internacional pretende desenvolver na Unicamp e em seu entorno.

Como um projeto de longo prazo, o HIDS adotou com um dos seus critérios a consulta à comunidade da Unicamp e de seu entorno para construir seus valores, conteúdo e definir as atividades que serão desenvolvidas em um território que deve envolver toda a área do Ciatec 2. Assim, a equipe da Depi, que coordena o projeto, visitou 31 unidades, centros e núcleos da Unicamp, além de instituições de fora da universidade para apresentar o Hub e buscar contribuições.

Todos os registros das reuniões de congregação (veja em ventos anteriores da agenda)  e contribuições recebidas estão registrados no site do HIDS.

Por Patricia Mariuzzo