Notícias

PIDS: e agora?

Artigo do professor Wagner Romão publicado no dia 5 de junho de 2023 no site da Adunicamp.

A primeira vitória foi a suspensão da audiência pública que iria sacramentar o PIDS sem que a população estivesse minimamente informada sobre o projeto. Ela ocorreria no Salão Vermelho da Prefeitura em pleno mês de janeiro, em horário comercial, mais uma audiência “pra inglês ver”. Conseguimos a suspensão com o apoio do Ministério Público e, depois, combinamos com a Prefeitura um processo participativo que pudesse realmente dar à comunidade de Barão a oportunidade de conhecer o PIDS e de construir (contra)propostas de alteração à minuta do projeto de lei.

Tivemos uma boa participação da comunidade, embora sempre busquemos cada vez mais conscientizar as pessoas da importância de sua presença nas oficinas. Temos pelo menos 12 grupos de Whats App da nossa mobilização, mas a presença nas reuniões é fundamental para nossa organização!

As oficinas ocorreram em março e a segunda rodada se finalizou em maio. A comunidade apresentou uma contraproposta que dialoga bastante com a proposta do HIDS (Unicamp) na parte do CIATEC (entre a PUC e a Giuseppe Scolfaro) e que propõe uma zona de transição do urbano para o rural ali na região do “cogumelo” (entre a Giuseppe Scolfaro e o Bosque das Palmeiras. Nossa proposta tem uma preocupação muito forte com a preservação ambiental e do patrimônio cultural e com a limitação do adensamento (prédios) no distrito.