Prefeitura apresenta ao governo federal projeto do Hub Internacional

O prefeito Dário Saadi participou nesta sexta-feira, 28 de maio, de teleconferência para a apresentação do projeto de criação do Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável de Campinas (HIDS) ao secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Alexandre da Costa.
O prefeito pediu a participação efetiva do governo federal nesse projeto. “Essa participação é importante para que o projeto saia do papel e se transforme em uma experiência fantástica de desenvolvimento tecnológico, de sustentabilidade para a redução das diferenças sociais no país”, disse Dário. O convite ao governo federal, informou o reitor da Unicamp, Antônio José Meirelles, será encaminhado pelo Conselho Consultivo do HIDS. O Hub Internacional é um projeto de distrito inteligente e sustentável, combinando a presença das universidades, centros de pesquisa, empresas, indústrias, serviços e residências. O objetivo é que esses diferentes colaboradores tenham uma atuação integrada, contribuindo para a produção de inovações que atendam aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A área de planejamento do Hub envolve os campi da Unicamp (incluindo a Fazenda Argentina, com 1,4 milhão de m2), da PUC-Campinas e da Facamp, e ainda todo o território do Ciatec II – Polo de Alta Tecnologia com 8,8 milhões de metros quadrados, totalizando 11,3 milhões de m2. A região do Ciatec II é identificada como Polo Estratégico de Desenvolvimento do município de Campinas onde estão presentes empresas e instituições de pesquisa de ponta, como o CNPEM, o CPQD, o Instituto Eldorado e o Centro de Inovação América Latina da Cargill.
O prefeito lembrou que a área do Ciatec é privada e que está reservada para abrigar empresas de tecnologia. “Estamos estudando mudanças no zoneamento para que a área seja compatível com as diretrizes do HIDS. A participação do governo federal nesse processo de implantação do HIDS é fundamental”, afirmou.
Também participaram da teleconferência o reitor da Unicamp, Antônio José de Almeida Meirelles; a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi; o coordenador executivo do projeto do HIDS, Mariano Francisco Laplane; e o professor Marco Aurélio Lima.
Fonte: Prefeitura de Campinas, 28/05/2021