Química para o Desenvolvimento Sustentável

Principais objetivos: um grupo de docentes do Instituto de Química, Faculdade de Engenharia Química da UNICAMP e colegas de outras Instituições como a UFSCar e Embrapa vem preparando um projeto a ser submetido nesta chamada.

Esta proposta prevê o desenvolvimento de projetos dentro do tema geral de aplicações centradas na Química para o atendimento de necessidades ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável elencados pela ONU.

O título provisório desta proposta é “Química para o Desenvolvimento Sustentável” e ela inclui projetos dentro de dois temas principais: Química e Qualidade de Vida e Materiais Sustentáveis e Valorização de Resíduos. No primeiro tema, serão abordados diferentes aspectos ligados à Qualidade da Água, como Monitoramento da Qualidade da Água, Processos Remediativos e de Tratamento de Água e seu Reuso; Qualidade de Vida como aspectos diagnósticos e de desenvolvimentos para Agricultura e aplicações em Saúde Animal. No segundo tema, avaliaremos a aplicação de produtos de origem renovável no desenvolvimento de novos materiais, principalmente utilizando nanotecnologias; utilização de matéria prima de origem renovável como fonte de novos insumos para Indústria Química, Reciclagem de materiais poliméricos e eletrônicos, o último, com foco na reutilização de metais pesados e terras raras.

Nome: Watson Loh

Unidade: Instituto de Química

Pessoas envolvidas: cerca de 30 docentes, 50 alunos/PQ da Unicamp e mais o mesmo número de outras Instituições do estado de SP.

Estágio atual: em preparação, para ser submetido à chamada CEPID/Fapesp 2023

Como se integra à Agenda 2030: vários dos ODS são contemplados na proposta

Há interesse em ocupar a Fazenda Argentina: Sim

Se sim, qual a área estimada: imaginamos a sede do CEPID na área do HIDS – escritório com coordenadores e secretária/gestor.

Como se integra ao projeto de ocupação do HIDS Unicamp: É uma proposta centrada e coordenada por docentes da UNICAMP, e externos, com objetivos amplos científicos, tecnológicos e de interação com a sociedade e setor privado.

Público a ser impactado: impactos no desenvolvimento científico/tecnológico, divulgação científica e desenvolvimento de start ups, dentre outros

Fontes de financiamento: será submetida à chamada CEPID Fapesp, 2023

Resultados esperados: resultados como novos conhecimentos e desenvolvimento científico, tecnológico e industrial, divulgação científica e atuação no favorecimento de novos negócios como start ups

Cronograma: proposta deve ser submetida em 2023, avaliada em 2024 e, se aprovada, início imediatamente após.

Arquivo1681408598-arquivo-cepid-quimica-2023-hids.pdf