Notícias

Reitor Antonio José Meirelles recebe equipe de secretários municipais de Campinas

Os reitores da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, e da PUC-Campinas, Germano Rigacci Junior e também o coordenador do HIDS na Unicamp, Mariano Laplane, receberam nesta segunda-feira (19), para uma reunião de trabalho a Secretária de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Campinas, Adriana Flosi e seu assessor Newton Frateschi, o Secretário de Educação, José Tadeu Jorge e o Secretário de Planejamento e Urbanismo, Renato Níveo Guimarães Mesquita.

Outros gestores também participaram da reunião, como a diretora do DEPLAN, Carolina Baracat do Nascimento Lazinho e a coordenadora de Planejamento Estratégico, Érica Moriconi Pacheco. Na oportunidade, discutiram questões relacionadas ao HIDS, Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (veja informações abaixo) de interesse das duas universidades. Novas reuniões de trabalho devem acontecer em um futuro próximo.

Sobre o HIDS – A proposta de um HUB Internacional para o Desenvolvimento Sustentável é construir uma estrutura que combina e articula ações, através de parcerias e cooperações entre instituições que possuem competências e interesses voltados a prover contribuições concretas para o desenvolvimento sustentável de forma ampla, incluindo as ações que tenham impactos nos eixos social, econômico e ambiental.

Essa estrutura deve estar sediada em um local onde as sinergias são identificadas e potencializadas, sendo, desse modo, denominada como um HUB. A ocupação dessa área é uma oportunidade de explorar iniciativas para promover, atender e incentivar a Agenda 2030, da ONU, com seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, um compromisso assinado por 193 países, incluindo o Brasil.

Sua visão é contribuir para o processo do desenvolvimento sustentável, agregando esforços nacionais e internacionais para produzir conhecimento, tecnologias inovadoras e educação das futuras gerações, mitigando e superando as fragilidades sociais, econômicas e ambientais da sociedade contemporânea.

O território do HIDS abrange toda a área do Ciatec II, o Campus 1 da PUC-Campinas, o campus da Unicamp, em Barão Geraldo, mais a Fazenda Argentina, com uma área alvo de planejamento de 11,3 milhões de m2.

Por Patricia Mariuzzo

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.