Reitor da Unicamp apresenta hub para desenvolvimento sustentável a gestores da PUC-Campinas

Objetivo é desenvolver projetos colaborativos voltados ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030 da ONU

O Reitor da Unicamp, Prof. Dr. Marcelo Knobel, detalhou a proposta de criação do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), nesta quarta-feira (27), em um encontro de gestores da PUC-Campinas. O projeto visa reunir universidades, centros de pesquisas, empresas, organismos públicos, entre outros setores.

As conversas entre as duas Universidades foram iniciadas havia duas semanas. A já considerada Zona Livre de Conhecimento tem como missão contribuir para o processo de desenvolvimento sustentável, agregando esforços nacionais e internacionais para produzir conhecimento, tecnologias inovadoras e educação das futuras gerações, mitigando e superando as fragilidades sociais, econômicas e ambientais da sociedade contemporânea.

“Nós já temos o mais importante, que são nossas inteligências; a capacidade de nossos professores, funcionários e estudantes”, comentou Knobel se referindo a todo o potencial da PUC-Campinas e Unicamp.

O HIDS é um projeto ambicioso, conectado com os pensamentos de vanguarda, de grande impacto e com expectativa de implementação de longo prazo. O propósito do HIDS é desenvolver projetos colaborativos voltados ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030 proposta pelas Nações Unidas.

A Agenda é composta de um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade. Por meio dela, a ONU reconhece que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

O Reitor da Unicamp destacou também o envolvimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para fornecer recursos para elaboração do plano diretor do projeto. A Zona Livre de Conhecimento está prevista para ser instalada na área da antiga Fazenda Argentina, adquirida em 2014 pela Unicamp e para onde está sendo transferida a sede da Agência de Inovação Inova Unicamp (Inova).

O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, ressaltou que o arranjo de instituições que está sendo proposto vai ao encontro da missão e do planejamento estratégico da PUC-Campinas. “São soluções inovadoras e sustentáveis como essa que viabilizam a melhoria da qualidade de vida no planeta, que temos como propósito”, concluiu.

Fonte: https://www.puc-campinas.edu.br/reitor-da-unicamp-apresenta-hub-para-desenvolvimento-sustentavel-a-gestores-da-puc-campinas/