Notícias

Reitor da Unicamp apresenta o HIDS para o governador Rodrigo Garcia

Na manhã do dia 18 de abril, o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, apresentou o projeto do HIDS para o governador Rodrigo Garcia em evento que aconteceu no Instituto Agronômico (IAC). A visita é parte da  iniciativa Governo na área que visa ampliar a transparência das ações governamentais junto à população e conhecer projetos estratégicos das prefeituras.
O reitor da Unicamp falou sobre esta iniciativa protagonizada pela Unicamp e pela Prefeitura Municipal de Campinas, envolvendo  instituições públicas e privadas em torno da agenda da inovação e sustentabilidade cujo objetivo é a criação de um distrito inteligente em uma área de mais de 11 milhões de m2,  que inclui o Ciatec 2 e os campi da Unicamp, em Barão Geraldo, e da PUC-Campinas.
Inovação para saúde – Tom Zé enfatizou a necessidade de investimentos públicos para desenvolver a infraestrutura requerida em um complexo de inovação, de forma a alavancar a implantação do distrito. Na opinião do reitor, o tema Saúde tem a capacidade de compatibilizar várias agendas de pesquisa, inovação e desenvolvimento da região, articulando pesquisa científica com tecnologia em assistência, para o desenvolvimento de equipamentos médicos, medicamentos, insumos, logística e tecnologias digitais. “Acreditamos que o investimento na área de saúde dentro da área do HIDS também vai atender carências da população via atendimento assistencial e responder à preocupação das Prefeituras da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e do Governo do Estado de melhorar o atendimento para toda esta população”, disse o reitor.
Ele também adiantou aos presentes no evento que, em breve, a Unicamp vai iniciar um projeto de recuperação dos corredores ecológicos e nascentes da Fazenda Argentina. “Queremos estabelecer um vínculo entre sustentabilidade ambiental e a inovação no interior do HIDS, desde o início do projeto”, afirmou.
A apresentação do Hub teve uma boa repercussão e acolhida junto ao Governador e a seu secretariado. Garcia reiterou o compromisso da participação do Estado, “na infraestrutura e o que for necessário”, disse o governador. Para Adriana Flosi, secretária de desenvolvimento econômico de Campinas, o compromisso do governador é mais um passo para a concretização do do HIDS em Campinas, “um projeto estratégico para o país”, disse.
O governo estadual tem um assento no Conselho Consultivo do HIDS, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, assumida recentemente por Marina Bragante.

Tom Zé fala sobre o HIDS em evento com o governador, Rodrigo Garcia. Crédito: Divulgação.

O evento contou com a participação do prefeito de Campinas, Dário Saadi, da Secretária de Desenvolvimento Econômico Adriana Flosi, do Presidente do Conselho da RMC e prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, do vice-presidente do Conselho e prefeito de Sumaré, Luiz Dalben, de vários prefeitos da região, dos deputados federais, Vanderlei Macris, Carlos Sampaio e Arnaldo Jardim e dos deputados estaduais, Barros Munhoz, Dirceu Dalben e Rafa Zimbaldi.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.