Notícias

Relação entre a diversidade de gênero e o desempenho das empresas

Principais objetivos: Tenho um projeto que analisa a relação entre a diversidade de gênero e o desempenho das empresas. Tanto a nível nacional, quanto internacional. O projeto investiga se a diversidade de gênero nos conselhos de Administração das empresas, em cargos de liderança (chamados Top Management Teams) e na presidência (CEO) causa melhor desempenho. Neste caso, analisamos o desempenho financeiro (valor na bolsa e desempenho contábil), operacional (produtividade), risco do negócio, gerenciamento dos resultados entre outros. Apesar de analisarmos os aspectos da diversidade de gênero nas empresas, há um objetivo na agenda 2030 que trata exatamente dessa temática. O ODS 5!

Nome: Luiz Eduardo Gaio

Unidade: Faculdade de Ciências Aplicadas – FCA

E-mail: luizgaio@unicamp.br

Pessoas envolvidas: 4 professores, 2 alunas de mestrado, 2 alunas de iniciação científica e 2 bolsistas BAS-SAE.

Estágio atual: Em fase de execução.

Como se integra à Agenda 2030: Objetivo 5 da Agenda 2030.

Há interesse de ocupar a Fazenda Argentina: Não

Se sim, qual a área ocupada: – 

Como se integra ao projeto de ocupação do HIDS Unicamp: O projeto pode ser juntar a outros projetos que visam investigar o ODS 5. Pode fazer parte de um grande arcabouço de pesquisa sobre igualdade de gênero. Quem sabe ocupar as mesmas instalações de pesquisa. Investigar o aspecto da diversidade na gestão das empresas e seus desdobramentos é fundamental para o debate da igualdade de gênero no Brasil. Pode subsidiar políticas públicas de cotas de mulheres em conselho de administração das empresas, como ocorrem em países desenvolvidos (Noruega, Suiça, Espanha etc.).

Público a ser impactado: A sociedade em geral. Os resultados do projeto servem de insumos para um debate de política pública e fomento a diversidade.

Fontes de financiamento: O projeto está em andamento. Atualmente conta com fomento do CNPq, por meio do último edital Universal.

Resultados: Estudos internacionais têm mostrado que a maior diversidade de gênero em cargos de gestão das empresas contribui para empresa em diferentes aspectos:

  • (i) elevam o valor das ações;
  • (ii) reduzem o risco;
  • (iii) reduzem o custo de captação;
  • (iv) reduzem o índice de fraude financeira; (v) melhora a qualidade dos ganhos;
  • (vi) melhoram a produtividade da equipe, entre outros.

A evidências estão relacionados ao perfil das mulheres. São mais avessas ao risco, menos centralizadoras, mais participativas, promovem mais o debate, prezam pelo papel das auditorias etc. Em nosso projeto, espera-se encontrar tais resultados para as empresas brasileiras, latina americanas e em países emergentes, onde a realidade das empresas é um pouco diferente das economias desenvolvidas.

Cronograma: O projeto deve ser finalizado em 2024 e a prestação de contas ocorrerá em 2025.