Notícias

Webinar sobre transformação digital marca o aniversário de 35 anos da Embrapa Informática Agropecuária

A transformação digital da agricultura será o tema central das comemorações dos 35 anos da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP). O evento on-line acontece no dia 6 de novembro, a partir das 10h, com transmissão ao vivo no canal da Embrapa no YouTube. A programação contará com um webinar com a participação de especialistas e representantes da área de inovação no agronegócio, a apresentação do novo data center científico da Embrapa e o lançamento do livro “Agricultura Digital: pesquisa, desenvolvimento e inovação nas cadeias produtivas”.

Para debater a nova revolução tecnológica no campo, o webinar vai reunir Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e coordenador do FGV Agro, Paulo Hermann, presidente da John Deere Brasil,  Francisco Jardim, sócio-diretor da SP Ventures,  e Silvia Massruhá, chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária. A moderação será do jornalista José Luiz Tejon. O objetivo é trazer a visão de diferentes atores sobre a agricultura digital no Brasil, as tendências e os desafios futuros.

De acordo com Silvia Massruhá, tecnologias inovadoras, como inteligência artificial, Big Data, robótica, blockchain e a internet das coisas, já estão impactando toda a cadeia produtiva. “A agricultura caminha para uma produção cada vez mais baseada em conteúdo digital e conectada, que chamamos de agricultura digital ou agricultura 4.0, onde a convergência dessas tecnologias será fator chave para atender ao desafio de aumentar a produtividade com sustentabilidade ambiental, econômica e social”, completa.

A abertura do evento terá a presença de Celso Moretti, presidente da Embrapa,  de Fernando Camargo,  secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e de Paulo Alvim, secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Data center científico – Além do webinar, a programação do evento comemorativo terá a apresentação do novo data center científico da Embrapa. A estrutura de alto desempenho, instalada na unidade de Campinas (SP), vai ampliar a segurança e a capacidade de armazenamento e processamento de dados em nuvem para dar suporte a projetos executados pela Embrapa em todo o País. O data center também dará acesso mais rápido e seguro às diversas aplicações disponíveis, entre sistemas e aplicativos móveis.

“O avanço da pesquisa e o desenvolvimento da agricultura digital vão depender da capacidade de gestão de grandes volumes de dados que são gerados antes da porteira, no campo e na pós-colheita”, explica a chefe-geral Silvia Massruhá. Segundo ela, a nova infraestrutura computacional vai permitir a ampliação da oferta de serviços pela Embrapa e beneficiar diretamente novos projetos, como na área de internet das coisas (IoT) e a interface com dispositivos móveis e equipamentos embarcados.

A aquisição do data center foi viabilizada com recursos oriundos de várias iniciativas lideradas pela Embrapa Informática Agropecuária, como o projeto para modernização do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) no âmbito do convênio com o Mapa e o Banco Central. O equipamento vai apoiar a melhoria na geração, processamento e armazenamento de informações para subsidiar a política agrícola nacional e a gestão de risco na agricultura. Além do Zarc, o novo data center também poderá contribuir com o tratamento de dados científicos gerados pelos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação e subsidiar outras iniciativas como o Plano Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC), o Programa Nacional de Solos do Brasil (PronaSolos) e a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio).

Livro sobre agricultura digital – O livro “Agricultura Digital: pesquisa, desenvolvimento e inovação nas cadeias produtivas”, que será lançado na sua versão e-book durante as comemorações pelos 35 anos da Embrapa Informática Agropecuária, apresenta iniciativas desenvolvidas em conjunto com outros centros de pesquisa da Embrapa e instituições parceiras do setor público e privado.

Dividido em três partes, o livro traz o contexto atual da agricultura digital no Brasil, as principais aplicações nas áreas de modelagem agroambiental, geotecnologias, computação científica, visão computacional, agricultura de precisão, engenharia da informação, bioinformática, biologia estrutural e genômica aplicada às mudanças climáticas e ainda apresenta como o ecossistema de inovação em agricultura digital está se organizando e as perspectivas futuras.

5 anos da Embrapa Informática Agropecuária – A diretoria-executiva da Embrapa foi visionária em 1985 quando decidiu criar o Núcleo Tecnológico para Informática Agropecuária, posteriormente transformado em centro nacional de pesquisa. Após 35 anos, as pesquisas em inteligência artificial, bioinformática, automação, big data e internet das coisas (IoT) vêm se mostrando fundamentais para a inovação no agronegócio brasileiro.

A unidade, localizada em Campinas (SP), atua de forma multidisciplinar focada no desenvolvimento de soluções de tecnologia da informação e comunicação (TIC) para atender demandas do setor agropecuário e apoiar políticas públicas, gerando software, sistemas e aplicativos móveis capazes de apoiar a tomada de decisões e a gestão da cadeia produtiva. Possui parcerias com governos, instituições de pesquisa e ensino, empresas privadas, startups, cooperativas, associações e entidades de assistência técnica e extensão rural.

Nos últimos anos, a Embrapa Informática Agropecuária também vem intensificando sua contribuição para o ecossistema de inovação aberta em agricultura digital, promovendo e apoiando iniciativas para fomentar o mercado de soluções digitais para o campo, seja através de programas de aceleração de startups, como o TechStart Agro Digital, de parcerias estratégicas e da oferta de informações e modelos gerados pela Embrapa, por meio da pioneira Plataforma AgroAPI Embrapa.

Fonte: Embrapa Agropecuária

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.