
18 fev Zona Livre de Conhecimento pode ser criada em Campinas
Por Luiz Felipe Leite
A criação de um HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável) reuniu representantes de universidades, como a PUC-Campinas e a Unicamp, do Poder Público, centros de pesquisa, entre outras instituições na última quinta-feira. O encontro foi realizado na reitoria da Unicamp, em Campinas.
Existem várias possibilidades para a criação de um Hub. Um deles é o estabelecimento de uma Zona Livre de Conhecimento, onde são desenvolvidos projetos científicos, educacionais e sustentáveis para o futuro de Campinas e do Brasil.
Independente do que vier a ser o hub, a possível área já foi escolhida: a região atualmente composta pela Fazenda Argentina, de propriedade da Unicamp, e a Ciatec (Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas), deve ser utilizada para o projeto. Somados os terrenos tem um tamanho de nove milhões de metros quadrados.
Segundo o professor e responsável pela Diretoria Executiva de Planejamento Integrado da Unicamp, Marco Aurélio Pinheiro Lima, o desenvolvimento deve ser feito sempre de maneira sustentável.
Para o prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), a procura pela inovação deve ser constante.
Os participantes definiram na reunião de que um acordo, para oficializar a parceria, deverá ser assinado até julho deste ano.
Imagem: Luiz Granzotto
Fonte: https://brasilcampinas.com.br/zona-livre-de-conhecimento-pode-ser-criada-em-campinas.html