Notícias

A ciência tem um papel fundamental no desenvolvimento brasileiro

Artigo de Otaviano Canuto publicado em 18/07/2022, no jornal Folha de S.Paulo destaca o papel de projetos como o HIDS para o desenvolvimento econômico do país.

Canuto é membro sênior do Policy Center for the New South, membro sênior não-residente do Brookings Institute, professor na Elliott School of International Affairs da George Washington University e principal do Center for Macroeconomics and Development em Washington. Foi vice-presidente e diretor executivo no Banco Mundial, diretor executivo no FMI e vice-presidente no BID. Também foi secretário de assuntos internacionais no Ministério da Fazenda e professor da USP e da Unicamp.

“No Brasil, um exemplo de projeto promissor nessa direção está no “Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS)” em Campinas, São Paulo, fisicamente ao lado da Unicamp. Com apoio do BID, o HIDS constituirá uma cadeia onde estarão, além da Unicamp, o Sirius (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, o principal anel acelerador de partículas do Hemisfério Sul), o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas). Segundo os idealizadores do projeto na Unicamp, em 2014, o HIDS será uma espécie de “Zona Franca de Conhecimento”, em cujo entorno se localizarão empresas que desenvolvam tecnologias inovadoras e educação”.

Leia o artigo completo nesse link.

Para baixar o artigo em PDF, clique aqui.