
02 ago Comitiva chinesa visita Unicamp para estreitar relacionamento em P&D
Com foco em parcerias para desenvolvimento de novas tecnologias em cidades inteligentes e energia, a Unicamp recebeu, no último dia 29, a visita do presidente e diretores do Instituto Chinês de Pesquisa em Energia Elétrica (CEPRI) e de representantes da empresa chinesa State Grid Corporation. O grupo, que detém um dos maiores Institutos de Pesquisa do mundo na área de energia elétrica, é proprietária da CPFL Energia, instituição que já realiza projetos de Pesquisa e Desenvolvimento com a Universidade. Com a instalação de uma nova sede do CEPRI no Brasil, o Instituto pretende desenvolver novos projetos no escopo do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
“Esta é a primeira universidade brasileira que visitamos e é uma satisfação estar na Unicamp”, completou Guo Jianbo, presidente do CEPRI. O estreitamento das relações também é visto com bons olhos pela Unicamp, que tem na missão a sinergia entre Universidade-Empresa. “Esta área de energia e sustentabilidade é de grande interesse não só para a Unicamp, mas para a região e para o Brasil. Esta parceria vai, certamente, gerar frutos positivos. Agora, é essencial que sempre mantenhamos nossos olhos no futuro para que esta sinergia se fortaleça e para que seus benefícios e impactos sempre se alinhem com nossa missão”, completou a Professora Teresa Dib Zambon Atvars, coordenadora geral e reitora em exercício da Unicamp.
O Professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, defende que o Parque Científico e Tecnológico da Universidade está apto, inclusive, a abrigar o Instituto que irá alavancar projetos de P&D deste porte com a academia e a indústria. A ideia é que a Unicamp possa contribuir com a expertise já adquirida no setor energético, em sua parceria com a CPFL, e se beneficiar do conhecimento da CEPRI, gerando tecnologias para reverter desafios relacionados ao abastecimento de energia elétrica.
Por Carolina Octaviano, da Inova Unicamp