Notícias

Grandes desafios para 2024 – por José Henrique Toledo Corrêa

Artigo publicado no portal Hora Campinas, em 30/12/2023. Menciona o PIDS e o HIDS.

O ano de 2024 e os próximos trazem grandes perspectivas e desafios para Campinas e Região. A metrópole, conhecida como um dos maiores polos industriais do País, vem se desenvolvendo cada vez mais nos ramos de tecnologia, inovação, logística e produtividade. Três importantes fatores atuarão como impulsos para o crescimento regional em 2024, tendo Campinas como protagonista.

No início de 2024, o legislativo de Campinas irá discutir o Projeto de Lei Complementar (PLC) que define novas regras de zoneamento para a região do Polo de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável (PIDS), que cobre uma área de 17 milhões de m² no distrito de Barão Geraldo e cria um planejamento urbano que une moradia e inovação tecnológica de forma sustentável. A área inclui ainda o HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável). O fundador da Unicamp, Zeferino Vaz, sonhava que a universidade teria essa dimensão.

É o momento de Campinas dar um grande passo na história do Brasil e o setor industrial caminha lado a lado com essas oportunidades.