Plano de Ocupação HIDS Unicamp

A proposta de criar um Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) está alinhada com o compromisso da Unicamp de fazer face aos desafios do desenvolvimento sustentável e tem origem nas discussões sobre as possibilidades de uso e ocupação da Fazenda Argentina, adquirida pela Universidade em 2014 e que estendeu a área de seu campus em 140 hectares.

De 2020 a 2022, a partir de um convênio entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Unicamp e a Prefeitura de Campinas para elaboração de um master plan para a área. Desenvolvido pelo Korea Research Institute for Human Settlement (KRIHS), a proposta de ocupação sugere a criação de duas centralidades mais adensadas, com uso misto (incluindo habitação, áreas corporativas, comércio e serviços) e áreas predominantemente residenciais. As únicas áreas exclusivas para atividades tecnológicas são as já existentes e a área da Fazenda Argentina (CEUCI, 2022).

O master plan desenvolvido pelo KRIHS permite introduzir na região as atividades complementares que darão apoio e permitirão a plena realização dos objetivos previstos de criação de um ecossistema de inovação de quarta geração, baseado na sociedade e na economia do conhecimento”. Neste contexto, a ocupação da Fazenda Argentina, por meio de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação é uma janela de oportunidade para a implementação dos ODS em um território do conhecimento e inovação” (CEUCI, 2022).

Na atual fase do projeto, o desafio é consolidar o papel da Unicamp:

1) como provedora de novos conhecimentos, tecnologias e inovações para o desenvolvimento sustentável e

2) como importante indutora da formação do HIDS, capaz de potencializar as sinergias necessárias tanto com a comunidade local, quanto com outros atores externos, atraindo e fixando talentos, instituições nacionais e internacionais e ampliando significativamente a força da região para responder às demandas do desenvolvimento sustentável em nível nacional e global.

Estamos no início das discussões que vão resultar em uma proposta de ocupação da Fazenda Argentina e, nesse processo, é fundamental conhecer os projetos de ensino, pesquisa e extensão (já em andamento ou em fase de elaboração) alinhados com a Agenda 2030, assim como identificar interesses e demandas da comunidade acadêmica da Unicamp em relação aos espaços a serem ocupados no HIDS Unicamp (Fazenda Argentina).

Para isso, a equipe da Coordenação de Implantação do HIDS/Unicamp convida toda comunidade acadêmica a responder a uma consulta prévia que deve resultar em um mapeamento de projetos relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030, seja em andamento, seja em fase de elaboração, assim como identificar demandas e interesses de desenvolver projetos na área da Fazenda Argentina.

Clique aqui para conhecer os princípios que devem nortear os projetos e propostas a serem enviados para equipe da Coordenação de Implantação do HIDS Unicamp.