História

Foto: Luis Francisco Macedo

Em 2013, a Unicamp adquiriu a Fazenda Argentina, uma área com 1,4 milhão de m2, contígua ao campus da Universidade, no Distrito de Barão Geraldo, em Campinas. Em sua origem, o HIDS foi imaginado como uma estrutura a ser criada na Fazenda Argentina e integrada de modo harmônico aos campi da Unicamp, combinando e articulando ações, através de parcerias e cooperações entre instituições que possuem competências e interesses voltados a prover contribuições concretas para o desenvolvimento sustentável em sua forma mais abrangente. Estas instituições, nacionais e internacionais, incluem as públicas e privadas, a academia, institutos de pesquisa, empresas e organizações não governamentais. De modo mais específico, esta estrutura foi pensada para estar sediada em um local onde as sinergias são identificadas e potencializadas, sendo, deste modo, denominada como Hub.

Com a evolução das atividades de prospecção de atividades que poderiam ser desenvolvidas no HIDS, tornou-se evidente a sinergia e a oportunidade desta iniciativa com a vocação dos diversos atores que compõem a região do Ciatec II – o Polo de Alta Tecnologia situado em uma área de 8,8 milhões de metros quadrados –, no qual parte da Unicamp se encontra. A região do Ciatec II é identificada como Polo Estratégico de Desenvolvimento do município de Campinas.

Assim, levando-se em consideração (i) as oportunidades e os desafios relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, (ii) o reconhecimento da área contigua à Unicamp/Ciatec II como um Polo Estratégico de Desenvolvimento e (iii) as vocações dos atores já presentes nesta área (ampliada pela presença da Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas), a prospecção do HIDS avançou, tendo as universidades como centralidades atratoras e irradiadoras de conhecimento para promover, com Campinas e região, a criação de um distrito sustentável (uma referência internacional de smartcity) com impacto diretor local e regional. Sendo assim, o HIDS pode compreender toda a área que contém a região do Ciatec II, da PUC-Campinas e da Unicamp. Atualmente, a Fazenda Argentina e o Parque Tecnológico da Unicamp já fazem parte do Ciatec II. Com a inclusão de toda a Unicamp e a PUC-Campinas, a área alvo de planejamento passa para 11,3 milhões de m2.

Para identificar as atividades do HIDS, seus diversos cenários urbanos e seus valores associados com o desenvolvimento sustentável, a equipe que coordena o projeto do HIDS tem interagido com vários atores – presentes e não presentes na área alvo de planejamento. A partir desse esforço várias instituições manifestaram interesse em participar do projeto.

Para fortalecer o projeto de criação do Hub e oficializar a participação de todas as instituições no seu planejamento, em março de 2020 foi criado o Conselho Consultivo Fundador do HIDS. O Conselho agrega 14 instituições: a Prefeitura Municipal de Campinas, o Governo do Estado de São Paulo, Unicamp, PUC-Campinas, Facamp, CNPEM, Embrapa, CPQD, TRB Pharma, Cargill, Cariba Empreendimentos e Participações e Instituto Eldorado, todas presentes na área de planejamento e ainda a CPFL e a Sanasa.