
23 jan Livro sobre Campus Sustentável tem capítulo sobre o HIDS
Em janeiro de 2022, foi publicado o livro “Campus sustentável: um modelo de inovação em gestão
energética para a América Latina e o Caribe”. Em formato de e-book, a obra discorre sobre um percurso teórico, prático e metodologicamente conduzido pelos saberes científicos. O livro pode ser baixado ou lido online gratuitamente no site do Campus Sustentável. Para acessá-lo, é necessário preencher um formulário com algumas informações.
O livro eletrônico retrata a estruturação de um modelo de inovação em gestão, eficiência e transição energética para a América Latina e o Caribe, instaurado na Cidade Universitária Zeferino Vaz. É um gesto político que intensifica o debate acerca de problemas ambientais e propõe soluções para o setor energético.
O capítulo 19, da sessão sobre ecossistemas de governança para inovação, descreve o HIDS. Escrito por
Maria Gabriela Caffarena Celani, Marcelo Pereira da Cunha, Mariano Francisco Laplane, Marco Aurelio Pinheiro Lima, Patricia Nunes da Silva Mariuzzo e Thalita Dalbelo, o objetivo do texto foi apresentar a proposta e as estratégias adotadas para estabelecer um cluster de inovação orientado para o desenvolvimento sustentável com laboratórios temáticos (centros de pesquisa e desenvolvimento); infraestrutura sustentável e gestão modelo do patrimônio ambiental e cultural e com boa infraestrutura de serviços (museus, hospitais e espaços de encontro) na área do Ciatec 2.
Conforme afirmam os autores, a visão do HIDS é o desenvolvimento sustentável, com alguns direcionadores: estabelecer uma cultura do desenvolvimento sustentável, ser um distrito referência em desenvolvimento sustentável, ter um impacto mensurável para a sociedade. Trata-se de um projeto
complexo e ousado, de longo prazo (10 a 20 anos) e com potencial para transformar a Região Metropolitana de Campinas (RMC) e fortalecer a imagem do Brasil como locus de desenvolvimento de conhecimento e tecnologias sustentáveis. Esta visão está em consonância com os compromissos e projetos da Unicamp que buscam se orientar pela sustentabilidade, incluindo seu Plano Diretor Integrado e o projeto Campus Sustentável – Unicamp.
A partir das pesquisas e dos projetos do Laboratório Vivo de Gestão Energética, o livro destaca a articulação entre comunidade científica, entidades empresariais e sociedade mais ampla. “É um projeto grande e bastante relevante, mais um passo na história de parcerias que a CPFL e a Unicamp têm. Nele, falamos de quase 10 milhões de reais em torno de quatro anos. Mas, fizemos um levantamento histórico dessa parceria e chegamos à impressionante cifra de 100 milhões de reais em projetos realizados. Então, a Unicamp é nossa maior parceira para temas de inovação e eficiência energética. É ótimo ver que essa parceria vai se retroalimentando”, enfatiza Renato Povia, diretor de estratégias e inovação da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), parceria do projeto do Campus Sustentável e um dos membros do Conselho Consultivo do HIDS.
Com ênfase na Sustentabilidade Energética, o livro eletrônico trata dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no contexto das experiências ligadas ao saber da Engenharia Elétrica. Todavia, o diálogo é mais expressivo e atinge a interdisciplinaridade, recorrendo a distintos campos do conhecimento científico.
Adaptado de texto publicado no Portal da Unicamp, de autoria de Inácio de Paula
Fotos: Antonio Scarpinetti e Antoninho Perri, Edição de Imagem Paulo Cavalheri/SEC Unicamp