Pesquisadora
Nível: Estudo técnico
Orientador (supervisor):
Unidade/Instituição: FIPE
Financiado por: Fapesp
O Projeto FIPE-FAPESP “Implantação de Ambientes de Inovação e Criatividade no Estado de São Paulo” é um estudo aplicado cujo objetivo é estabelecer parâmetros conceituais e operacionais para a implantação de distritos de inovação nas metrópoles de São Paulo e Campinas.
O termo distrito de inovação tem sido utilizado na classificação das concentrações de atividade intra urbana que potencializam fluxos de inovação por meio da troca de conhecimento e ideias, por características do espaço e formas de governança.
O estudo assumiu o conceito de que distrito de inovação é um espaço físico catalisador onde são criadas as condições propícias para que iniciativas transformadoras possam ser articuladas, promovidas e potencializadas rumo a territórios mais amplos com os quais estabelecem relações. Ao longo de dois anos, uma equipe de pesquisa multidisciplinar aprofundou o estudo de viabilidade para a implantação de dois distritos de inovação no Estado, a partir de trabalho solicitado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).
Duas áreas públicas foram objeto do estudo: a gleba Ceagesp (64 ha), em São Paulo, pertencente à empresa estatal federal, que se apresenta diante da perspectiva de transferência do Entreposto Terminal São Paulo do Ceagesp da Vila Leopoldina para nova localização; e a Fazenda Argentina (144 ha), em Campinas, pertencente à Unicamp e contígua à Universidade.