
22 dez Prefeito Jonas Donizette assina convênio do HIDS
Em uma cerimônia realizada em formato virtual e com transmissão via YouTube, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, assinou o Convênio para a criação do Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável (HIDS). Esse convênio funciona como um acordo guarda-chuva entre as 14 instituições que formam o Conselho Consultivo Fundador do HIDS. Ele não prevê investimentos e custos financeiros. O objetivo é que a partir desse Convênio possam ser criados acordos bilaterais, trilaterais ou multilaterais entre essas instituições, impulsionando o desenvolvimento do HIDS. “Eu vejo o HIDS como um projeto tão importante quanto a própria vinda da Unicamp para Campinas. Ele vai trazer muitos frutos para nossa cidade”, disse Jonas Donizette. Ele destacou que trata-se de um projeto de longo prazo, mas que a fase do planejamento, mesmo que demorada, é fundamental para o sucesso do projeto. “Somente com um bom planejamento conseguiremos construir um novo modelo de desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental e que possa se traduzir em benefícios para a população”, complementou. A cerimônia contou com a presença do prefeito-eleito de Campinas, Dario Saadi, que assegurou que a próxima gestão segue parceira do projeto. “Nossa cidade tem uma forte vocação para a ciência e tecnologia, o HIDS vai nos ajudar a concretizar isso, podendo colocar Campinas em um novo patamar”, afirmou.

Dario Saadi, o atual prefeito Jonas Donizette e a diretora de turismo, Alexandra Caprioli, acompanham a cerimônia de assinatura do convênio do HIDS. Crédito das imagens: Fernanda Sunega (PMC)
Para o coordenador do projeto do HIDS na Unicamp, Marco Aurelio Pinheiro Lima, o apoio da da Prefeitura é crucial para a continuidade do projeto. “O desenvolvimento sustentável tem que fazer parte da lógica de todo governante, em todas as instituições. Acreditamos fortemente que o HIDS pode colaborar para consolidar essa cultura em Campinas e em todo o Estado de São Paulo”, pontuou o professor da Unicamp.
O Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável (HIDS) consiste na proposição de um “distrito modelo de desenvolvimento urbano sustentável e inteligente na forma de laboratório vivo”. Além de criar um ambiente sinérgico de desenvolvimento tecnológico, a proposta do HIDS é promover a urbanização do território integrada à natureza e aos objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda Global estabelecida pela ONU. A área de planejamento do Hub envolve os campi da Unicamp (incluindo a Fazenda Argentina), da PUC-Campinas e da Facamp e ainda todo o território do Ciatec II – Polo de Alta Tecnologia com 8,8 milhões de metros quadrados, totalizando 11,3 milhões de m2. No Plano Diretor de Campinas, a região do Ciatec II é identificada como Polo Estratégico de Desenvolvimento do município.
Para apoiar o processo de elaboração de um master plan do HIDS, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está investindo US$ 1 milhão, por meio de um convênio do BID com a Prefeitura de Campinas e a Unicamp. Uma equipe de planejamento, coordenada pela Unicamp, já deu início à elaboração desse plano.
O HIDS recupera parte das premissas vigentes na criação do polo de ciência e tecnologia em Campinas (Ciatec 2), mas vai além do objetivo de alavancar a vocação para ciência e tecnologia da região para ser um modelo para a cidade e para o estado. A ocupação dessa área é uma oportunidade de explorar iniciativas para promover atender e incentivar a Agenda 2030, da ONU, com seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Sua visão é contribuir para o processo do desenvolvimento sustentável, agregando esforços nacionais e internacionais para produzir conhecimento, tecnologias inovadoras e educação das futuras gerações, mitigando e superando as fragilidades sociais, econômicas e ambientais da sociedade contemporânea.
Para Coordenadora Geral da Unicamp, Tereza Atvars, o HIDS é uma oportunidade para a cidade de Campinas se destacar no cenário nacional no assunto sustentabilidade, podendo atrair novos atores e investimentos.”Com um perfil ligado à ciência e à inovação, podemos obter recursos substanciais junto à grandes grupos nacionais e internacionais que estejam pautados pelo desenvolvimento sustentável. A assinatura desse convênio é um passo positivo em direção à isso”, disse a coordenadora.
O reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, destacou a necessidade do projeto ter continuidade. “Nesse momento de transição na Prefeitura e em seguida na Unicamp, temos que garantir que o HIDS crie raízes que possibilitem que ele não seja interrompido. Esse convênio vai ajudar nisso”, lembrou. Segundo ele, o projeto envolve um conjunto de instituições heterogêneas, com visões, objetivos e visões diferentes. “Daí vem a riqueza e a complexidade do projeto. Temos que criar um ambiente dinâmico que possibilite que cada participante se beneficie e beneficie os demais”, pontuou. Ele agradeceu ao Prefeito Jonas Donizette e sua equipe de secretários, pela parceria na construção do HIDS até aqui, e ao também ao BID, por apostar no projeto.
Também estavam presentes na cerimônia a Diretora de Turismo da Prefeitura de Campinas, Alexandra Caprioli, a coordenadora da área de competitividade e inovação do BID, Vanderleia Radaelli, o Reitor da PUC-Campinas, Germano Rigacci Junior, a chefe-geral da Embrapa Agropecuária, Silvia Massruhá, o vice-presidente da TRB Pharma, Paulo Dallari, Ricardo Pannain, coordenador do HIDS na PUC-Campinas, Eliana Amaral, Pró-Reitora de Graduação da Unicamp, Munir Skaf, Pró-Reitor de Pesquisa, Francisco Magalhães Gomes Neto, Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário, Nancy Lopes Garcia, Pró-Reitora de Pós Graduação.
E ainda membros da equipe de planejamento do HIDS: Bruno Moreira, que coordena a gestão do projeto BID; a coordenadora do projeto físico-espacial, Gabriela Celani, Josué Mastrodi, professor da Faculdade de Direito da PUC-Campinas e coordenador do projeto do modelo jurídico do HIDS, o coordenador da componente modelo de negócios, Miguel Bacic, o coordenador da componente de avaliação de sustentabilidade, Marcelo Cunha, a coordenadora da área de comunicação do HIDS, Patricia Mariuzzo, Thalita Dalbelo, coordenadora do Plano Diretor da Unicamp e Vanderlei Braga, coordenador da área de georreferenciamento da Unicamp.
Por Patricia Mariuzzo