
03 fev Unicamp e PUC estudam compartilhar projetos sustentáveis em ‘campus inteligente’ com potencial internacional
Local onde projeto será colocado em prática será a Fazenda Argentina, área adquirida pela universidade que até o ano passado não tinha plano diretor. Universidades de fora do Brasil também devem integrar ‘campus inteligente’.
Por Patrícia Teixeira, G1 Campinas e Região
A Unicamp e a PUC em Campinas (SP) estudam uma união entre as universidades para compartilhar projetos de sustentabilidade e ampliar a cooperação acadêmica, que já é uma realidade. A ideia é unir os esforços das instituições em um “campus inteligente”, que vislumbra a integração também de universidades internacionais.
A viabilidade do projeto será definida por um grupo de trabalho. Reitores e representantes das duas universidades se reuniram para discutir a parceria, que geograficamente será consolidada na área adquirida pela Unicamp em 2013, a Fazenda Argentina, que corresponde a 60% do território atual da instituição e foi reformada recentemente.
No local, será estabelecida a sede de um “hub internacional”, um espaço que será trabalhado para se tornar um polo de desenvolvimento sustentável na cidade, com a participação de universidades nacionais e de outros países – uma instituição inglesa já demonstrou interesse -, além de indústrias e empresas que queiram se tornar mais sustentáveis.
“Estamos explorando o modelo [junto à Fapesp] para que essa área possa servir como base de um compartilhamento dentro de um tema que é criar um ambiente adequado para desenvolvimento humano e tecnológico, com desenvolvimento sustentável. […] Esse assunto é uma agenda mundial”, explica o professor Marco Aurélio Pinheiro Lima, responsável pelo Plano Diretor da Unicamp.
Essa é uma área estratégica para a cidade, segundo Lima, e o projeto só tem a agregar para o estado de São Paulo, o país e também a nível mundial.
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/10/28/aereo-unicamp.jpg)
Área da Unicamp atual; universidade ganhou extensão de 60% da área original com a Fazenda Argentina — Foto: Antoninho Perri/ Ascom/ Unicamp
Projetos de sustentabilidade
A “vizinha” PUC já possui cinco projetos de sustentabilidade, voltados para: energia, água e resíduos, mobilidade, segurança e tecnologia da informação e comunicação. As ações começaram a ser colocadas em prática no ano passado, com a troca de lâmpadas nas unidades.
Na primeira conversa entre as instituições, ocorrida na última sexta-feira (27), os representantes conversaram sobre a possibilidade do “trânsito” de alunos nas duas universidades, com compartilhamento de matérias eletivas e créditos válidos para as duas instituições. No entanto, essa viabilidade ainda terá que ser definida e aprovada pelo MEC.
“A parceria com a PUC é natural porque é uma vizinha muito próxima, e eles têm um plano de campus mais sustentável. Cabe perfeitamente ela se juntar, mostrar o que está fazendo e fazer um projeto conjunto para tornar as duas universidades mais sustentáveis. As duas têm interesse”, afirma Lima.
Na reunião, a Unicamp apresentou à PUC a ideia do hub. Segundo Lima, o próximo passo é as equipes técnicas começarem a conversar, ver o status de cada uma delas e desenvolver, a partir daí, uma proposta de trabalho conjunto.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/I/L/BsPRoFSOifWfD6MJo3UQ/unicamp2.jpg)
Encontro de reitores e representantes da Unicamp e da PUC-Campinas discutiu parceria entre estrutura e projetos sustentáveis. — Foto: Antoninho Perri/Ascom/Unicamp
Compartilhamento presencial e virtual
Dentro do conceito do hub, Lima explica que a ideia é trazer toda a Unicamp para o formato sustentável e ter boas universidades do mundo todo no campus, literalmente, para executar trabalhos de desenvolvimento na área.
“Talvez algumas universidades queiram ter departamentos dentro da Unicamp. A presença da universidade é mais do que virtual. A gente quer que tenha uma presença física e, obviamente, um ambiente adequado pra isso. Já existem grupos de trabalho que tratam da viabilidade do hub”, ressalta Lima.
Ainda não foi definido um prazo para colocar em prática a parceria, mas os grupos de trabalho já estão sendo formados para avaliar todas as possibilidades. Em relação ao hub, a base jurídica, a governança e a engenharia financeira serão construídas junto à Fapesp. A expectativa é que até o final do ano a Unicamp tenha a resposta sobre a viabilidade do projeto.
“Essas ideias são exploratórias, ainda precisam ser aprovadas pelo Conselho Universitário. […] É um assunto que tem que ser muito bem debatido. A universidade está sendo arrojada”, finaliza o professor.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/f/3/JT64UnQFyRbKljV6hBDA/area-nova-unicamp.jpg)
Com área adquirida pela Unicamp em 2013, a Fazenda Argentina, área total chega a 3,8 milhões de metros quadrados, em Campinas. — Foto: Reprodução/Plano Diretor Unicamp